Vanessa Hudgens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Vanessa Hudgens
Informação geral
Nome completo Vanessa Anne Hudgens
Também conhecido(a) como V, Nessa, Baby V
Nascimento 14 de dezembro de 1988 (25 anos)
Salinas, Califórnia
 Estados Unidos
Gênero(s) Pop, Dance-pop, Teen pop, R&B[1]
Instrumento(s) Vocal e Guitarra
Gravadora(s) Hollywood Records
Página oficial vanessahudgensofficial.com

Vanessa Anne Hudgens (Salinas, 14 de dezembro de 1988) é uma atriz e cantora norte-americana. Depois de atuar na TV, em peças de teatros locais e de fazer comerciais, Hudgens fez sua estréia no cinema em 2003, no famoso e bastante elogiado pela crítica drama "Thirteen", no papel de Noel. Mas foi em 2006 que conseguiu fama mundial interpretando a doce protagonista Gabriella Montez, do musical High School Musical. Em 2006, Hudgens lançou-se em carreira musical solo e, até o momento, possui dois álbuns: V e Identified. Hoje em dia, dedica-se a carreira de atriz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vanessa Anne Hudgens nasceu em Salinas, Califórnia, e já morou de Oregon ao sul da Califórnia, na costa ocidental americana. Hudgens é filha de Gina Guangco, que manteve uma sucessão de empregos de escritório, e Gregory Hudgens, um bombeiro. Ela foi criada Católica Romana e tem uma irmã mais nova, Stella Hudgens. Vanessa tem ascendência irlandesa e nativa-americana por parte de pai e ascendência filipina, chinesa e espanhola por parte de mãe, que é natural de Manila. Todos os avós de Hudgens foram músicos. Ela estudou em casa desde a sétima série. Começou aos 8 anos, fazendo peças musicais bastante famosas, como O Mágico de Oz, Cinderella, O Rei e Eu, O Grinch, O Homem da Música, Damn Yankees, Evita, Carousel, A Pequena Sereia, O Corcunda de Notre Dame entre outras, sempre conseguindo papeis por possuir oitavas bastante expandidas para a sua idade. Dois anos depois de sua carreira em peças teatrais e musicais, começou a fazer audições para comerciais e programas de televisão. Seu primeiro trabalho artístico aconteceu por acaso. Sua amiga não podia comparecer ao teste para um comercial de TV e perguntou se Vanessa não queria ir no lugar dela. Depois disso, a garota atuou em várias outras peças teatrais até conseguir ir para o cinema e ficar conhecida mundialmente.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Com oito anos de idade, Hudgens começou a participar de teatros musicais e apareceu em muitas peças locais. Dois anos depois de sua carreira em peças teatrais e musicais, começou a fazer audições para comerciais e programas de televisão, e sua família se mudou para Los Angeles depois que ela ganhou um papel em um comercial de televisão. Sua carreira de atriz começou com 15 anos, e ela frequentou brevemente a Orange County High School of the Arts, mas depois passou a ter aulas em casa com tutores.

Hudgens começou participando de séries como Still Standing, Robbery Homicide Division e The Brothers Garcia. Sua estreia nos cinemas foi em 2003, no filme Aos Treze, interpretando a personagem Noel, em uma pequena participação. O filme teve boa recepção da crítica, apesar de não ter tido sucesso comercial. No ano de 2004, trabalhou em Os Thunderbirds, como Tintin, filme que não obteve boa recepção da crítica por ter "abandonado os conceitos originais". Depois, Hudgens voltou a participar de algumas séries, como Zack & Cody: Gêmeos em Ação onde interpretou Corrie e contracenou com suas futuras colegas de High School Musical, Ashley Tisdale e Monique Coleman. Hudgens apareceu ainda em um episódio da série Quintuplets e de Drake & Josh, como namorada de Drake, Rebecca.

2005-2006: High School Musical, recordes e sucesso internacional[editar | editar código-fonte]

Hudgens e Drew Seeley na turnê de High School Musical

No fim de 2005, Vanessa fez teste para o novo musical da Disney: High School Musical. Foram mais de 600 meninas disputando pelo papel da protagonista Gabriella Montez. Na audição, ela cantou a música "Angels", de Robbie Williams, e após diversas eliminatórias, ganhou o papel. Seu par nas audições era Zac Efron, que ficou com ela desde o começo das eliminatórias até o final. O diretor Kenny Ortega achou que eles tinham uma química muito forte e não hesitou em dar a eles os papeis principais. Hudgens então ficou mundialmente conhecida como Gabriella Montez. Além de atuar e dançar no filme, ela também cantou grande parte da trilha sonora, o que daria início a sua carreira musical solo no mesmo ano. O filme teve 7,7 milhões de televisores ligados no canal em sua estreia nos EUA. O álbum da trilha sonora vendeu mais de 11 milhões de cópias mundialmente e 4 milhões nos Estados Unidos, sendo o álbum mais vendido de 2006 naquele país, certificado 4x Platina. Vanessa e Zac Efron, como Gabriella e Troy respectivamente, quebraram um recorde na Billboard Hot 100 por terem tido suas quatro primeiras canções (seis, se forem incluídas as canções creditadas como o elenco do filme) em suas duas primeiras semanas na tabela, superando os Beatles, que tiveram suas quatro primeiras canções em quatro semanas na tabela em 1964. Vanessa e Zac também bateram outros recordes, na época; o dueto "Breaking Free" pulou da posição 86 ao número 4 em uma semana: era o maior salto de posições nos 48 anos da tabela. A canção permanece sendo até hoje a música da gravadora Walt Disney que atingiu a mais alta posição. Outra canção do filme, "Start of Something New", estreou direto na posição 28, na época, a estreia mais alta do ano na tabela; além de todas as outras músicas do filme estrearem na Billboard Hot 100[2] [3] . Com o enorme sucesso do filme, a emissora BBC previu que Vanessa se tornaria um "nome da casa" nos Estados Unidos.[4]

2006-2007: V, turnês e High School Musical 2[editar | editar código-fonte]

Hudgens na turnê de High School Musical

Apenas algum tempo depois de High School Musical, foi logo chamada para assinar um contrato para a gravação de seu primeiro álbum solo pela Hollywood Records, chamado V, lançado no dia 26 de setembro de 2006 nos EUA. Em sua primeira semana o álbum atingiu as 34 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, ficando no 24º lugar na parada Billboard 200. O álbum atingiu a marca das 570 mil cópias vendidas nos Estados Unidos, e no mundo mais de 1 milhão de cópias, conseguindo disco de platina na Argentina e de ouro nos Estados Unidos. O álbum produziu dois singles oficiais: "Come Back to Me", lançada em 2006, e "Say OK", lançada em 2007. "Come Back to Me" obteve sucesso internacional, em países como Austrália, Espanha, França, Itália, Nova Zelândia e Portugal e também atingiu o 55º lugar na Billboard Hot 100, sendo sua melhor posição na tabela na carreira solo. "Say OK" teve um desempenho moderável e chegou ao 61º lugar na Billboard Hot 100. Para divulgar o álbum, Hudgens foi convidada a abrir alguns shows da turnê The Party's Just Begun Tour da banda The Cheetah Girls.

Em novembro de 2006, iniciou a turnê de High School Musical junto com o elenco, que passou pela América do Norte e América Latina, lotando muitos shows, inclusive no Brasil. Além de cantar músicas do filme, Vanessa também cantava 3 canções do seu álbum solo: "Come Back to Me", "Say OK" e "Let's Dance". A turnê foi até maio de 2007. No Teen Choice Awards 2007, Hudgens ganhou como cantora revelação e seu álbum foi classificado em 7º na lista dos "Álbuns do Ano" pela Billboard. Ela ainda faz uma participação especial no primeiro álbum de seu amigo e colega de High School Musical, Corbin Bleu, na música "Still There For Me".

Em outubro de 2007, participou da continuação da franquia High School Musical, que bateu vários recordes ao redor do mundo. A trilha sonora de High School Musical 2 teve vendas de mais de 3 milhões de cópias nos EUA e mais de 6 milhões mundialmente. Também alcançou uma marca histórica de audiência em sua estreia no Disney Channel: cerca de 17,2 milhões de americanos assistiram a primeira exibição do filme, sendo a maior de todos os filmes originais da Disney na história da televisão a cabo norte-americana. Ainda no final de 2007, se apresentou para 45 mil pessoas, inclusive para o então presidente dos EUA: George Bush, num especial de natal em que, além de cantar com Katharine McPhee e Ne-Yo a canção "The Christmas Song", performou ao vivo duas canções solo: "Everybody Knows"/"Merry Christmas" e "Gloria In Excelsis Deo".

2008: Identified, High School Musical 3 e Identified Summer Tour[editar | editar código-fonte]

Hudgens na première em Melbourne de High School Musical 3: Senior Year.

No final de 2007, Vanessa começou a trabalhar no seu segundo álbum de estúdio solo, em parte devido ao sucesso da franquia de High School Musical. A produção do álbum foi até abril de 2008, quando foi lançado nas rádios o primeiro single do álbum, "Sneakernight". A música teve lançamento digital em 20 de maio de 2008 e em 1 de julho de 2008 foi lançado nos EUA seu segundo álbum de estúdio solo, chamado Identified. Na primeira semana, o álbum vendeu 22 mil cópias, estreando no 23º lugar na Billboard 200 dos EUA. Apesar de ter vendido menos que V na primeira semana, obteve uma posição a mais na parada. "Sneakernight" não obteve sucesso como seus singles anteriores, atingindo apenas a 88ª posição na Billboard Hot 100. Entretanto, conseguiu atingir a 8ª posição na parada Dance da Billboard, sendo seu primeiro single Top 10 neste segmento. O álbum acabou tendo "Sneakernight" como único single lançado, e teve vendas modestas comparadas ao seu primeiro álbum, V.

Em 31 de julho, Hudgens iniciou sua primeira turnê solo chamada Identified Summer Tour, promovendo seu novo álbum e cantando as músicas mais populares de seu primeiro álbum. Passou pelos EUA, Canadá e México. Ainda participou de um show promovido pela Neutrogena, onde é a garota-propaganda. Em setembro, encerrou oficialmente a tour, depois de lotar muitas casas de show.

Ainda em 2008, Vanessa participou do 3º e último filme de High School Musical: High School Musical 3: Senior Year. O filme foi o primeiro da franquia a ser lançado nos cinemas e foi um sucesso comercial. A trilha sonora vendeu mais de 1,3 milhões de cópias nos EUA e 3,500,000 de cópias mundialmente. Vanessa ganhou mais de 2 milhões por esse trabalho. Junto com o elenco, apresentou o MTV Video Music Awards e fez uma turnê pela Europa para promover o filme.

Seu último grande negócio do ano foi a compra de sua casa, que lhe custou U$2,750,000,00.

2009: Pausa na carreira musical, Bandslam e novos filmes[editar | editar código-fonte]

Vanessa Hudgens e Zac Efron no Óscar 2009.

Em Janeiro de 2008, foi confirmado que Hudgens estrelaria mais um filme: Bandslam. Neste filme ela interpreta "Sa5m", uma garota de 15 anos tímida e anti-social. O filme estreou nos cinemas em 14 de agosto de 2009. Hudgens cantou uma música de sua trilha sonora, "Everything I Own", em duas versões. Neste filme, ela contracena com Lisa Kudrow, do consagrado seriado Friends, Gaelan Connell e Aly Michalka, da dupla Aly & AJ. O filme foi bastante aclamado pela crítica e ganhou diversos prêmios, inclusive um de melhor filme para a família. A atuação de Vanessa também rendeu boas críticas; David Waddington do North Wales Pioneer notou que Hudgens "ofusca o resto do elenco, não se encaixando com a narrativa pária, fazendo com que o clímax inevitável se torne bem mais esperado"[5] e Philip French do The Guardian comparou sua atuação a Thandie Newton e Dorothy Parker[6] .

Vanessa esteve presente no Globo de Ouro 2009 ao lado de seu ex-namorado, na época, Zac Efron. Também esteve presente no Oscar 2009, onde fez uma performance musical ao lado de Zac, Beyoncé, Hugh Jackman e Amanda Seyfried.

Na revista Maxim, foi considerada a 27ª mulher mais sexy de 2009[7] ; apareceu em outras duas listas renomadas que classificaram as "100 Mulheres mais Sexys de 2009", ficando em 67º e 42º lugar, respectivamente; foi considerada uma das pessoas mais bonitas do mundo em 2009 pela Who Magazine e pela People, sendo a mais nova da lista. Em 2010, foi considerada a 2ª mulher mais bonita do mundo, pela consagrada revista People.

Ainda neste ano, foram confirmados dois filmes: Beastly, onde interpretou Lindy Taylor ao lado de Alex Pettyfer e Mary-Kate Olsen, pelo qual ganhou o prêmio ShoWest de Estrela Feminina do Amanhã, e Sucker Punch onde interpretou Blondie. O último, escrito e dirigido por Zack Snyder (escritor e diretor também de grandes filmes e com grandes bilheterias, como 300 e Watchmen) produzido pela Warner Bros, possuiu uma forte divulgação, com camisetas com estampas das personagens, estátuas, ilustrações e bonecas baseadas nas personagens, sendo considerado um dos filmes mais aguardados de 2011 e o melhor trailer. Beastly foi lançado nos cinemas americanos em 4 de Março de 2011 e Sucker Punch em 25 de Março do mesmo ano.

Em entrevista à MTV em Junho de 2009, nos sets de Beastly, Vanessa disse que daria um tempo na sua carreira musical para se focar nos filmes e na atuação. Entretanto, Hudgens revelou que não descartava a possibilidade de atuar em novos musicais.[8]

2010-presente: Rent, Viagem 2, Gimme Shelter e outros projetos[editar | editar código-fonte]

Hudgens em 2011.

Em julho de 2010, Hudgens participou da Comic-Con 2010 junto com o diretor Zack Snyder e colegas de elenco de Sucker Punch. Foi apresentado o primeiro teaser trailer do filme, que recebeu muitas críticas positivas. O trailer oficial foi considerado um dos melhores de 2010 e o filme, um dos mais aguardados de 2011.

Depois de muitos anos, Vanessa voltou aos teatros, desta vez a convite de Neil Patrick Harris para interpretar Mimi Marquez no musical Rent. Seu envolvimento na peça gerou alguns comentários negativos, mas Neil defendeu sua escolha dizendo que Vanessa é maravilhosa. A peça foi apresentada dos dias 6 a 8 de agosto de 2010 no Hollywood Bowl, tendo seus ingressos esgotados para todos os dias. Vanessa recebeu muitos elogios por sua atuação.

Em outubro de 2010, foi anunciado que Vanessa participaria da sequência de Viagem ao Centro da Terra como a protagonista feminina Kailani. Ela contracenou com Dwayne Johnson, Josh Hutcherson e Michael Caine. Viagem 2: A Ilha Misteriosa foi lançado nos cinemas dos EUA em 10 de fevereiro de 2012.[9] .

Em dezembro de 2010, foi anunciado um dia antes do aniversário de Vanessa que seu namoro de 5 anos com Zac Efron, seu colega de elenco de High School Musical, havia terminado, e agora seu atual namorado é Austin Butler desde dezembro de 2012

Em abril de 2011, Hudgens foi confirmada para seu primeiro drama, um filme independente chamado Gimme Shelter, onde contracenou com Brendan Fraser; o filme foi lançado em 24 de janeiro de 2014 nos EUA, após ter várias datas de estreia adiadas.

Vanessa também interpretou Cindy Paulson no filme de suspense The Frozen Ground, baseado no caso verídico do serial killer Robert Hansen, sendo Cindy uma vítima que escapou. Ela atuou com John Cusack e Nicolas Cage[10] . O filme foi lançado nos EUA em 23 de agosto de 2013.

Em novembro de 2011, Vanessa anunciou em seu site oficial que iria atuar ao lado de James Franco e Selena Gomez no filme Spring Breakers.[11] . O filme estreou em 22 de março de 2013 nos EUA, tendo muitos temas adultos como uso de drogas, sexo e violência, porém com uma boa aceitação geral da crítica. Depois de um tempo afastada da música, Vanessa gravou uma canção com influências do gênero dubstep inspirada pelo filme, chamada "$$$ex", e um videoclipe foi lançado. A canção tem a participação de YLA e foi produzida por Rock Mafia. "$$$ex" foi lançada como download digital em 31 de março de 2013, e foi incluída apenas como faixa bônus na edição do Wal-Mart do álbum da trilha sonora original do filme. A canção atingiu a 11ª posição na parada Dance da Billboard, sendo o primeiro single de Vanessa a entrar nas paradas desde "Sneakernight" em 2009.

Em julho de 2012, foi confirmada a presença de Hudgens no filme Machete Kills. Vanessa atuou na produção com estrelas como Mel Gibson, Jessica Alba, a cantora Lady Gaga, entre outros[12] . O filme estreou em 11 de outubro de 2013 nos EUA.

Foram confirmados dois filmes em 2013: The Kitchen Sink e The Great Migration. O primeiro será um filme de guerra entre vampiros, humanos e zumbis, e será lançado em 2015. Enquanto o segundo será uma animação da qual Vanessa emprestará sua voz para a personagem Janis, tendo também lançamento em 2015. Na animação, Vanessa irá trabalhar novamente com Ashley Tisdale, com quem contracenou nos filmes de High School Musical, e Ashley Benson, colega de elenco de Spring Breakers; além de Kendall Schmidt e Logan Henderson da banda Big Time Rush[13] .

Estilo musical e influências[editar | editar código-fonte]

Vanessa é considerada Soprano, com registro vocal de 2 oitavas, incluindo o registro de falsete que lhe permite atingir 2 oitavas, 4 notas e um semitom. Nota mais grave: F2. Nota mais aguda: F4 ("Afraid"). Nota mais aguda (falsete/whistle): C5 ("Never Underestimate a Girl").

Hudgens canta basicamente Pop, passando também pelo Dance-pop, Pop rock (mais presente no álbum V), R&B e Teen pop. Em uma entrevista, Vanessa revelou que suas maiores influências musicais são Céline Dion e Alicia Keys, embora seu estilo musical preferido seja o Rock[14] . Outras influências musicais de Hudgens são Ashlee Simpson, Avril Lavigne, Brandi Carlile, Hilary Duff, Kelly Clarkson e Lindsay Lohan[15] . Amor, dança e sair com amigas são os temas que predominam nas canções de Vanessa.

Através de outras entrevistas, Vanessa também revelou que é fã de The Black Eyed Peas e Basshunter. Em 2009, Hudgens foi ao show da banda Kings of Leon com o então ex-namorado Zac Efron, ambos se declararam loucos pela banda[16] . Em março de 2011, Vanessa foi flagrada no Aeroporto Internacional de Los Angeles ouvindo a cantora Adele no seu iPod[17] . Mais recentemente, Vanessa "decorou" seu carro com trechos de seus artistas favoritos, incluindo The Beatles, MGMT, The Black Keys, Muse e Deadmau5[18] .

Escândalos[editar | editar código-fonte]

Em 6 de Setembro de 2007, foram divulgadas na internet fotografias de Vanessa Hudgens nua. Vanessa pediu desculpas para os fãs pelas imagens, nas quais ela aparece sem roupa e de lingerie em poses sensuais, dizendo: "Estou envergonhada com essa situação e arrependida por ter tirado essas fotos. Agradeço a todos os fãs e familiares que me apoiaram." . Em comunicado, a empresária de Vanessa afirmou: "Esta foi uma foto tirada em um momento de privacidade. É um assunto pessoal e é uma infelicidade que tenha se tornado público."[19]

Para outra decepção da cantora e atriz, em 5 de agosto de 2009 foram divulgadas novas fotos de Vanessa sem roupa.[20] À revista Allure, Vanessa declarou: "É muito triste, e até hoje as pessoas me reprovam por isso, mas não fui eu quem divulgou as fotos."[21] Na época, surgiram boatos sobre Vanessa não continuar em High School Musical, porém esses boatos foram negados pela assessoria da atriz e pela própria Disney.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título Papel Notas
2003 Aos Treze Noel Primeiro filme, pequena participação
2004 Os Thunderbirds Tintin Personagem principal
2006 High School Musical Gabriella Montez Filmes para televisão exibidos pelo Disney Channel, protagonista
2007 High School Musical 2
2008 High School Musical 3: Ano da Formatura Terceira vez que representa Gabriella Montez, pela primeira vez para cinema
2009 High School Band Sam Protagonista
2011 A Fera Lindy Taylor Protagonista
Sucker Punch: Mundo Surreal Blondie Co-protagonista
2012 Viagem 2: A Ilha Misteriosa Kailani Co-protagonista
2013 Spring Breakers - Garotas Perigosas Candy Protagonista
Sangue no Gelo Cindy Paulson Protagonista
Machete Kills Cereza Pequena participação
2014 Em Busca de um Lar Agnes "Apple" Bailey Protagonista
2015 The Kitchen Sink Lorelei Protagonista / Filmando
The Great Migration Janis Voz / Pré-produção
Participações em programas e seriados
Ano Título Papel Episódio(s)
2002 Apesar de Tudo Tiffany "Still Rocking" (Temporada 1, Episódio 4)
Robbery Homicide Division Nicole "Had" (Temporada 1, Episódio 10)
2003 The Brothers Garcia Lindsay "New Tunes" (Temporada 4, Episódio 4)
2005 Quintuplets Carmen "The Coconut Kapow" (Temporada 1, Episódio 22)
2006 Drake & Josh Rebecca "O Caçulinha" (Temporada 3, Episódio 16)
Zack & Cody: Gêmeos em Ação Corrie "Forever Plaid" (Temporada 2, Episódio 6)
"Not So Suite 16" (Temporada 2, Episódio 10)
"Neither a Borrower Nor a Speller Bee" (Temporada 2, Episódio 12)
"Kept Man" (Temporada 2, Episódio 14)
2009 Frango Robô Lara Lor-Van / Butterbear / Erin Esurance "Especially the Animal Keith Crofford" (Temporada 4, Episódio 19)
2012 Punk'd Ela mesma "Lucy Hale" (Temporada 9, Episódio 5)
2013 Inner Circle Ela mesma Especial do canal E!

Anúncios Publicitários e Campanhas[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2006 Imagen Foundation Awards Melhor Atriz - Televisão por High School Musical Indicada
Teen Choice Awards Estrela de Televisão Revelação por High School Musical Indicada
Melhor Química; com Zac Efron por High School Musical Vencedora
Radio Disney Music Awards [22] Best Video That Rocks por "Come Back to Me" by Vanessa Hudgens Vencedora
Best Ringer Ring Tone - "Breaking Free" by Vanessa Hudgens and Zac Efron Vencedora
Best Team Anthem - "We're All in This Together" by High School Musical Cast Vencedora
Best Soundtrack Song - "When There Was Me and You" by Vanessa Hudgens Vencedora
2007 Bravo Otto Atriz de TV - Ouro Vencedora
CMA Wild and Young Award Melhor Single Internacional; com Zac Efron por "You Are the Music in Me" Vencedora
Teen Choice Awards Cantora Revelação Vencedora
Young Artist Awards Melhor Performance em um filme de TV, Minissérie ou Especial (Comédia ou Drama) - Jovem atriz por High School Musical Indicada
Young Hollywood Awards Melhor Performance em um Filme de TV Vencedora
Billboard Reader's Choice Álbum do Ano por V 7º lugar
2008 Bravo Otto Atriz de TV - Bronze Vencedora
Atriz de Cinema - Bronze Vencedora
Teen Choice Awards Choice Hottie - Feminino Vencedora
2009 Nickelodeon Kids' Choice Awards Melhor Atriz por High School Musical 3: Senior Year Vencedora
MTV Movie Awards Breakthrough Performance Female por High School Musical 3: Senior Year Indicada
Melhor Beijo; com Zac Efron por High School Musical 3: Senior Year Indicada
Teen Choice Awards Melhor atriz em Musical por High School Musical 3: Senior Year Indicada
Melhor Beijo; com Zac Efron por High School Musical 3: Senior Year Indicada
Choice Hottie - Feminino Indicada
Animal de Celebridade: Shadow - Poodle de Vanessa Hudgens Indicada
2010 Nickelodeon Kids Choice Awards Australia Casal mais bonito (Cutest Couple); com Zac Efron Vencedora
ShoWest Awards Estrela Feminina do Amanhã Vencedora
2011 People's Choice Awards Estrela de Filmes Favorita com Menos de 25 Anos Indicada
Teen Choice Awards Ícone Fashion do Tapete Vermelho - Feminino Indicada
Melhor Beijo; com Alex Pettyfer por A Fera Indicada
2012 Teen Choice Awards Atriz favorita: Sci-Fi/Fantasia por Viagem 2: A Ilha Misteriosa Indicada
Variety's Power of Youth Homenageada por ajudar a Make-A-Wish Foundation Vencedora
2013 Nickelodeon Kids' Choice Awards Atriz favorita de filme por Viagem 2: A Ilha Misteriosa Indicada
Ischia Global Icon Award Ícone Global Vencedora
Ischia Legend Award Por sua atuação em The Frozen Ground Vencedora
Pioneering Spirit Rising Star Por sua atuação em Gimme Shelter Vencedora
2014 The Candie's Foundation Honor Cerimony Por sua atuação em Gimme Shelter Vencedora

Referências

  1. Heather Phares. Vanessa Hudgens — Biography. www.allmusic.com. Página visitada em 18 de abril de 2012.
  2. http://findarticles.com/p/articles/mi_m0EIN/is_2006_Feb_3/ai_n26747731/
  3. http://www.thefreelibrary.com/%60%60High+School+Musical+Tune+Breaks+All-Time+Record+on+Billboard+Hot...-a0141585158
  4. http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/5334380.stm
  5. http://www.northwalespioneer.co.uk/news/77238/film-bandslam-pg-.aspx
  6. http://www.guardian.co.uk/film/2009/aug/16/bandslam-review
  7. http://maxim.com/Girls/ThePromQueenVanessaHudgens/slideshow/47224/4479.aspx
  8. http://www.mtv.com/news/articles/1614529/vanessa-hudgens-taking-break-from-music.jhtml
  9. http://news.euescreengems.com/2010/10/27/euescreen-gems-to-host-new-line-cinema%E2%80%99s-journey-2-in-wilmington/
  10. http://www.deadline.com/2011/09/toronto-vanessa-hudgens-set-for-the-frozen-ground/
  11. http://vanessahudgensofficial.com/news/vanessa-hudgens-signed-onto-star-in-spring-breakers/
  12. http://vanessahudgensofficial.com/news/machete-kills/
  13. Vanessa Hudgens and Ashley Tisdale to Reunite for 'The Great Migration'
  14. http://www.vanessaannehudgens.net/stats.php
  15. http://www.allmusic.com/artist/vanessa-hudgens-mn0000977198/related
  16. http://justjaredjr.buzznet.com/2009/08/18/zac-efron-vanessa-hudgens-crazy-for-kings-of-leon/
  17. http://justjared.buzznet.com/2011/03/04/vanessa-hudgens-listens-to-adele/
  18. http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-2027511/Vanessa-Hudgens-displays-love-music-decorating-car.html?ito=feeds-newsxml
  19. [1].
  20. [2].
  21. [3].
  22. [4].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Vanessa Hudgens