Vanessa de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vanessa de Oliveira
Nascimento 12 de julho de 1969 (45 anos)
Pelotas,[1]
Nacionalidade Brasil Brasileira
Estatura 1,80 m

Vanessa de Oliveira (Pelotas, 12 de julho de 1969) é uma modelo, empresária e atriz brasileira. Tornou-se conhecida nacionalmente em 1986 ao ser escolhida como top model exclusiva da marca Dijon,[1] uma das marcas mais importantes da indústria têxtil do Brasil na época.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Filha do funcionário público aposentado Newton Oliveira e de Clair Oliveira, Vanessa nasceu e viveu em Pelotas, cidade do sul gaúcho até os dezessete anos. Em 1972, com apenas três anos de idade, Vanessa de Oliveira foi eleita «Miss Pelotas Infantil». Durante sua infância e adolescência participou de vários outros concursos de beleza.

Em fevereiro de 1986, com 16 anos e ainda cursando o ensino médio em Pelotas,[1] a então estudante aceitou desfilar para uma grife gaúcha na Feira Nacional da Indústria Têxtil – Fenit, no Rio de Janeiro, onde foi avistada pelo empresário Humberto Saade, o qual a convidou para um teste em sua grife, a Dijon.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Modelo[editar | editar código-fonte]

Com a ascenção ao trono de top model para a marca, ela ocupa o lugar que antes havia sido de Luíza Brunet e Monique Evans.[1] Dois meses após seu lançamento como modelo, Vanessa já é capa de onze revistas e ganhado sete minutos no Fantástico, além de ter 650 fotos publicadas em jornais de todo país.

Em 1987, ela é eleita «Musa do Verão» pelos leitores do jornal O Globo. No mesmo ano, torna-se a primeira modelo a ser capa em dois meses consecutivos na revista Vogue brasileira e participa do programa Lifestyles of the Rich & Famous, exibido em rede nacional nos Estados Unidos. Em 1989, a modelo é convidada pela agência Ford Models, de Nova Iorque, para participar de seu quadro de modelos internacionais. Recusa o convite depois que a Dijon dobrou a oferta financeira da empresa norte-americana. No mesmo ano, Vanessa contracena com Renato Aragão no filme Os Trapalhões na Terra dos Monstros, o último filme dos quatro personagens originais, e é rainha de bateria da Império Serrano pelo segundo ano consecutivo.

Em 1990, ela faz uma participação especial, como ela mesma, na novela Top Model da Rede Globo e é rainha da bateria da Império Serrano pelo terceiro ano consecutivo.

Em 1991, Vanessa deixou a Império Serrano e assume o trono de rainha da bateria da Caprichosos de Pilares. Em 1993, após sete anos como top model exclusiva, Vanessa deixou a Dijon para lançar sua própria grife, Vanessa de Oliveira.

Empresária, atriz e apresentadora[editar | editar código-fonte]

Em 1994 Vanessa de Oliveira já tinha dez produtos licenciados com seu nome, de óculos de sol a calça jeans. Um ano depois inaugura a agencia de viagens Vanessa de Oliveira Viagens e Turismo e, mais tarde, no mesmo ano, lança, em parceria com a Vídeo Ban, o vídeo de ginástica «Fitness com Vanessa de Oliveira». Em 1996, ela estreia seu talk show, o Programa Vanessa de Oliveira, nas tardes de segunda a sexta-feira, na rede de televisão CNT.

Em 1997 Vanessa de Oliveira participa do videoclipe da canção «Garota Nacional», do grupo Skank, vencedor de melhor vídeo no MTV Brasil Music Awards. No mesmo ano, Vanessa lança a água mineral Vanessa de Oliveira em spray, para a pele. Em 1998, ela lança seu primeiro sítio web na Internet e retorna brevemente para a Dijon para participar, com a sua imagem, do lançamento do plano de saúde da empresa.

Em 2000 Vanessa lança um portal e provedor de Internet «Só para Mulheres». Desde então, depois de ter completado 30 anos de idade, a modelo tem participado de diversas campanhas publicitárias, catálogos de moda e jóias, além de endossado diversos produtos e apresentou, como mestre de cerimônia, inúmeros eventos corporativos.

Em 2004 a rede de hotéis Caesar Park assina contrato com Vanessa de Oliveira para implantar uma rede de spas em seus hotéis na América do sul. O primeiro Vanessa de Oliveira Health Club & Spa foi inaugurado em fevereiro de 2008 na cidade de Belo Horizonte.

Em 2006, Vanessa de Oliveira aceita o convite da Rede Record para protagonizar a personagem Suzana, na novela Bicho do Mato.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

No dia 15 de abril de 1992, na Igreja Nossa Senhora Monte do Carmo, no Rio de Janeiro, a modelo casou-se com o jornalista e empresário George Fauci.

Referências

  1. a b c d e Da Redação (31 de dezembro de 1986). A Brooke Shields do Brasil Arquivo Veja. Visitado em 18 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]