Vanini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Vanini
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 08 de dezembro
Fundação 14 de março de 1967 (47 anos)
Emancipação 08 de dezembro de 1987
Gentílico vaninense
Lema Progresso Para Todos
Prefeito(a) Alceu Castelli (PP)
(2009–2012)
Localização
Localização de Vanini
Localização de Vanini no Rio Grande do Sul
Vanini está localizado em: Brasil
Vanini
Localização de Vanini no Brasil
28° 28' 40" S 51° 50' 42" O28° 28' 40" S 51° 50' 42" O
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Noroeste Rio-grandense IBGE/2008 [1]
Microrregião Passo Fundo IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes São Domingos do Sul, David Canabarro, São Jorge, Paraí e Ciríaco
Distância até a capital 246 km
Características geográficas
Área 64,872 km² [2]
População 1 984 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 30,58 hab./km²
Altitude 757 m
Clima Temperado CFA
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,8 muito alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 26 389,148 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 12 986,79 IBGE/2008[5]
Página oficial

Vanini é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. O nome se origina de Severino Vanini, primeiro comerciante da localidade, uma pessoa muito influente. O município foi colonizado, majoritariamente por descendentes de italianos, que chegaram à região, pelos idos de 1906, oriundos de Bento Gonçalves, Veranópolis, Garibaldi e Caxias do Sul. Os italianos se instalavam nesta região, devido às características do relevo ser semelhantes as da sua terra natal e dos municípios que migraram. Encontraram a mata virgem formada de imensos pinhais de copa, dificultado a penetração para início de trabalho de cultivo da terra. Tudo estava por fazer, a começar pelas moradias que foram construídas de costaneiras dos pinhais, feitas de maneira artesanal. De maneira braçal, a base do machado, foram derrubando as matas e trabalhando a terra para as culturas da época. Foram abrindo “picadas” na mata e com o passar do tempo pelo andar próprio do cavalo ou burro foram formando as “trilhas”- uma forma de escada no solo da mata, proveniente da passada e pata do cavalo.

Com o passar do tempo o município foi desenvolvendo e em 1967 ganhou a condição de distrito do município de Casca.

Em 1979, foi formada a Comissão Emancipacionista, a fim de dar início ao trabalho pró-emancipação. Está foi tentada em 1981, sem obter sucesso. Em 1986, reuniram-se os trabalhos e desta vez a comunidade integrada, obteve sucesso, e finalmente, em 12 de dezembro de 1987, conforme a Lei Estadual de número 8.459, o município teve a sua emancipação política.

Em 1998, Vanini foi a cidade campeã brasileira em atendimento às crianças.

Está situado na microrregião de Passo Fundo e pertence a Comarca Judiciária de Casca.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população é em sua maior parte descendente de italianos, sendo que essa etnia constitui 95% do povo. Mas ainda há minorias alemãs e polonesas. O número de pessoas residentes na área urbana é praticamente o mesmo do número de pessoas residentes na área rural.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal fonte de renda de Vanini é a agricultura. Milho, soja e tabaco são os principais produtos cultivados. No setor industrial se destacam as pequenas e muitas olarias. Além das industrias oleiras, existe uma fábrica de calçados, da qual uma parte significativa da população é dependente, algumas serrarias e fábricas de móveis. Pela baixa renda da população o comércio dificilmente se desenvolve, já que é muito abundante e pouco diversificado.

Educação[editar | editar código-fonte]

Vanini tem uma educação relativamente boa. Existem três escolas, 2 municipais e 1 estadual, pertencentes a 7ª CRE, todas muito bem estruturadas,com transporte para os alunos do interior, que atendem as necessidades educacionais. Além disso o município passará a ter uma creche municipal com boa infraestrutura e capacidade. As 3 escolas do município são:

- E. E. de E. M. Conegô Josué Bardin;

- E. M. de E. F. Gonçalves Dias;

- E. M. de E. I. Pedacinho do Céu.

A educação superior também é facilitada, pela proximidade com Casca, onde há um campus da UPF.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Vanini não tem hospital, mas tem uma unidade de saúde básica ótima, que atende a maioria das necessidades da população e que disponibiliza os mais diversos recursos, tudo absolutamente grátis. Além disso, o município conta com duas agências bancárias, um posto da brigada militar, um bom centro administrativo, um CTG, um Ginásio Esportivo, o Centro da Melhor Idade, o CRAS, um Ginásio Escolar, uma Biblioteca Pública, uma agência dos Correios, 3 escolas, a Praça Municipal Antônio Triches e diversas máquinarios na secretária de obras.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Destaca-se o CTG Sentinela da Serra, os orgãos esportivos, o Clube de Mães e o Grupo da Melhor Idade. Os eventos tradicionais do município são o Festival do Coelho, o Festival do Frango, a Mostra de Vinhos Artesanais, a Festa do Colono e Motorista, e a Festa em Honra ao Padroeiro, São Bráz. Mais recentemente vem ganhando espaço a ExpoVanini.

As principais sociedades esportivas e recreativas são:

- Esporte Clube Botafogo: localizado na sede do município, dispõe de piscinas, centro de festas e campo de futebol sete;

- Esporte Clube São Paulo: localizado na Comunidade São Paulo;

- Esporte Clube União: localizado na Comunidade Aparecida;

- Esporte Clube Olaria: localizado na Linha Vicenzi.

O padroeiro do município é São Brás e a paróquia faz parte da arquidiocese de Passo Fundo . A principal religião é a católica romana, mas recentemente surgiram novas igrejas evangélicas pentecostais, que são uma minoria significativa.

No município há uma grande presença das tradições italianas, dos imigrantes que iniciaram a formação da localidade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 28º28'42" sul e a uma longitude 51º50'42" oeste, estando a uma altitude de 757 metros. Sua população estimada em 2010 era de 1 984 habitantes. Situa-se no Planalto sul riograndense,na Encosta Superior do Alto Taquari, com um relevo montanhoso e clima temperado, com chuvas regulares e constantes geadas no inverno. As temperauras variam, em média de 12 a 24 graus celsius.

A densidade demográfica é de aproximadamente 30 hab/km².

Os principais rios são o Rio Carreiro e o Rio São Domingos. A principal e única via de acesso ao município é a RS-129, que recentemente foi asfaltada.

As principais ruas são: Rua Presidente Getulio Vargas, Rua Governador Ildo Meneghetti, Rua General Osório, Rua Farrapos e Rua Presidente Castelo Branco. Curiosamente o município não possuia avenidas.

A distância até a capital, Porto Alegre, é de aproximadamente 250 km. Localiza-se a 80 km de Passo Fundo, a 23 km de Casca e a 52 km de Marau.

Seus vizinhos são: São Domingos do Sul, David Canabarro (Rio Grande do Sul), São Jorge (Rio Grande do Sul) e Ciríaco

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O município tem apenas um distrito sede, subdividido em dois bairros: Centro e Área Verde, este último, caracterizado pela pobreza e falta de infraestrutura. Além de algumas comunidades no interior.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site da Prefeitura Municipal