Vapor Babitonga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vapor Babitonga
Vapor Babitonga
Proprietário Frédéric Brüstlein
Homônimo baía da Babitonga
Viagem inaugural maio de 1888
Porto de registro porto de Joinville
Rota JoinvilleSão Francisco do SulParaty
Renomeado Vedette
Características gerais
Tipo de navio transporte de cargas e passageiros
Comprimento 14 metros
Boca 2,5 metros
Calado 1 metro
Propulsão vapor
- 28 cv (20,6 kW)
Carga 5 toneladas

O Vapor Babitonga foi um barco de transporte que operou na Baía da Babitonga, no estado de Santa Catarina (Brasil nos finais do século XIX e inícios do século XX.[1]

Construído na Europa, casco de aço, motor com caldeira tendo como combustível lenha, com 13 metros de comprimento e o nome de Vedette, foi transportado da França até o Rio de Janeiro, no convés de outro navio.

Foi lançado às águas na baía de Guanabara, veio costeando o litoral brasileiro até São Francisco do Sul e ali foi rebatizado com o nome de "Babitonga", homenageando a bela baía por onde iria navegar até Joinville, transportando passageiros e mercadorias.

O calendário marcava o ano de 1888, mês de maio, quando o Babitonga fez sua primeira viagem, levando passageiros e bagagens, com destino a Joinville. Jornal da época registra o fato: "mostrou-se como embarcação de marcha veloz, fazendo a ida de São Francisco do Sul com 30 passageiros a bordo, em duas horas e meia e a vinda de Joinville em apenas duas horas".

De propriedade do Sr. Frederico Bruestlein, administrador de Joinville, recebeu da presidência da provincia a concessão necessária, fundou a Empresa de Navegação a Vapor, abrindo perspectiva da comunicação entre Joinville e São Francisco do Sul.

Assim, em 1 de junho de 1888, apareceu o seguinte edital nos jornais Gazeta de Joinville e Kolonie-Zeitung:

O Babitonga esteve em atividades até a década de 1930, foi aposentado na Praia de Paulas, depredado e enferrujado, desapareceu completamente esquecido, depois de prestar relevantes serviços às duas cidades .

O seu comandante Otto Benack e seu ajudante e maquinista Otto Patzsch muito contribuiram junto com todos que tiveram a honra de nele terem viajado.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vapor Babitonga

Referências

  1. Hinsching, Fernando G. (11 de agosto de 2019). «Vapor Babitonga – 1888 – Frederico Bruestlein». Cortina do Passado. Consultado em 15 de fevereiro de 2021