Vara de ratã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vara de rattan)
Ir para: navegação, pesquisa

Vara de rattan é um instrumento usado para infligir castigos corporais pesados. Trata-se de uma vara feita de madeira de rattan proveniente do Sudeste Asiático. Este tipo de madeira confere à vara grande leveza, densidade e flexibilidade, o que aumenta significativamente a dor e as marcas de quem é sujeito a açoites da mesma.

O uso da vara de rattan foi iniciado pelos ingleses, tendo ficado famosa a sua ampla aplicação nos Colégios de Inglaterra. Hoje já não é legal na Inglaterra, mas permanece oficial em antigas colónias inglesas, tais como Singapura, Malásia e Brunei.

Existem vários tipos de vara, sendo os mais usados a vara sénior (destinada a ser usada em estudantes) e a vara judicial (destinada a ser usada em criminosos). Os vestígios deixados pelas duas varas são bastantes diferentes. Enquanto a vara sénior deixa o estudante marcado durante pelo menos 15 dias, acabando as marcas por desaparecer sem danos permanentes, já a vara judicial provoca feridas abertas e profundas que ao sarar deixam cicatrizes para toda a vida.

O castigo de açoites de vara de rattan é considerado violento, pois provoca um nível de dor muito elevado.

No caso da vara judicial muitas organizações de defesa dos direitos humanos consideram-na um meio de punição desumano e degradante.

Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.