Varanus exanthematicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVaranus exanthematicus
Um espécime de Varanus exanthematicus.
Um espécime de Varanus exanthematicus.
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Varanidae
Género: Varanus
Espécie: V. exanthematicus
Nome binomial
Varanus exanthematicus
Bosc, 1792

O Varanus exanthematicus, também conhecido como varano-terrestre-africano[2] ou varano-das-savanas,[3] é uma espécie de lagarto-monitor, ou lagarto-varano, nativa da África. Tais varanídeos chegam a medir um metro e meio de comprimento (aproximadamente), e são encontrados em regiões de savana. Banqueteiam-se com quaisquer animais de pequeno porte, mais frequentemente com roedores (tidos como sua iguaria predileta); sua característica mais marcante é a conformação da cabeça (com as narinas mais perto dos olhos que da extremidade do focinho), sem mencionar sua coloração (em tonalidades de amarelo e marrom).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Bennett, D.; Sweet, S.S. (2010). Varanus exanthematicus (em inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2014. Página visitada em 24 de julho de 2014..
  2. A Fauna (Lisboa: Europa-América, [1971]), red. Felix Rodriguez de la Fuente et al., trad. A.M. Nunes e C. Nunes, Vol. 3, p. 54.
  3. [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.