Varginha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Varginha, veja Varginha (desambiguação).
Varginha
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Varginha
Bandeira
Brasão de armas de Varginha
Brasão de armas
Hino
Lema "Culto a ciência"
Gentílico varginhense
Localização
Localização de Varginha em Minas Gerais
Localização de Varginha em Minas Gerais
Localização de Varginha em Minas Gerais
Varginha está localizado em: Brasil
Varginha
Localização de Varginha no Brasil
Mapa
Mapa de Varginha
Coordenadas 21° 33' 03" S 45° 25' 48" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Três Corações, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Três Pontas, Carmo da Cachoeira
Distância até a capital 320 km
História
Fundação 1882 (142 anos)
Administração
Prefeito(a) Antônio Silva (PTB, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [1] 395,396 km²
População total (Estimativa IBGE/2014[2]) 131 269 hab.
Densidade 332 hab./km²
Clima tropical de altitude (Cwb)
Altitude 980 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2013/BR:145º [3]) 0,778 alto
PIB (IBGE/2010[4]) R$ 3 956 315 701,00
PIB per capita (IBGE/2010[4]) R$ 32 133,82

Varginha é um município brasileiro localizado na região do Sul de Minas. A cidade está localizada às margens do Lago de Furnas, e ao mesmo tempo equidistante a três capitais do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Varginha foi apontada pela revista Veja em 2011 como a sétima melhor cidade do Brasil para se viver e investir. Varginha tornou-se conhecida internacionalmente em 1996 pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas, no episódio que ficou conhecido como o "Incidente de Varginha". A cidade é um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo, e é referência na produção cafés de alta qualidade. A cidade é um polo de exportação de café escoando a maior parte da produção do Sul de Minas, fazendo o comércio do grão com diversos países.

História

A colonização do Sul de Minas,começa no século XVII, quando a região ainda pertencia a Capitania de São Paulo.

Os bandeirantes vindos de São Paulo através do Vale do Paraíba cruzaram a Serra da Mantiqueira na região da garganta do Embaú, atual Passa Quatro.

Dentre os Bandeirantes Paulistas o que mais se destaca foi o primeiro e principal deles, o Bandeirante Fernão Dias Pais Leme, que desbravou a região e seguira ao norte rumo ao sertão em busca da lenda indígena de Sabarabuçu.

Os Bandeirantes que estavam em busca de pedras preciosas e regiões auríferas, passaram pela região das margens do Rio Verde e do Rio Grande, fazendo um de seus primeiros pontos de apoio as proximidades da atual cidade de Baependi.

Passavam também frequentemente pela região muitos comerciantes paulistas (os tropeiros) que comercializavam produtos originários de São Paulo e de Portugal. Esses comerciantes viajavam em tropas e dormiam em cabanas, erguidas de seis em seis léguas. O atual bairro da Vargem era um desses pontos de descanso.

Os primeiros documentos de que se tem notícia sobre a história de Varginha datam de 1780.

Os tropeiros, que estavam passando regularmente por Varginha, fizeram, em 1785, uma pequena capela, próxima de onde está atualmente a Matriz do Divino Espírito Santo. Em 1806, foi construída a capela do Divino Espírito Santo das Catanduvas e, no mesmo ano, foi doado o terreno exigido para o patrimônio distrital. Então se deu ao povoado o nome de Catanduvas ou Catandubas; palavra originária do tupi, que significa "mato rasteiro e fechado, áspero e espinhento, de pequeno porte". Em virtude do padroeiro da capela, passou a chamar-se Espírito Santo das Catanduvas.

Com a expansão da cultura cafeeira por volta de 1870 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a região do Sul de minas também deu início em suas fazendas ao cultivo da planta do Café, o que era altamente lucrativo, enriquecendo muitos dos produtores da região.

Visando suprir à necessidade de uma mão de obra alternativa à escravidão, já que não havia mais escravos devido à abolição da escravatura, o governo brasileiro fez um acordo com a Itália, no qual muitos italianos vieram para o Brasil com as despesas pagas pelo governo brasileiro; em troca, os italianos deveriam trabalhar durante determinado tempo na produção de café, recebendo uma determinada porcentagem da produção.

Varginha foi um dos municípios que mais receberam imigração italiana no Brasil neste período. Com enorme empenho e força de trabalho muitos italianos foram comprando suas próprias terras e também começaram seus próprios negócios, o que gerou grande desenvolvimento econômico para Varginha e para o Sul de Minas no final do século XIX e início do século XX.

Os italianos difundiram o comércio e fundaram em parceria com varginheses da época o moinho de trigo, atual Moinho Sul Mineiro. Também é atribuída à colônia italiana a construção do Theatro Capitólio, que segue o estilo tolentino e cuja decoração foi atribuída ao italiano Alexandre Vallati.

A pequena cidade de Varginha, no início do século XX, já contava com muitos estabelecimentos de beneficiamento de café. O produto sempre foi um importante fator de desenvolvimento para a região, principalmente em decorrência da forte influência paulista na região.

Outro fluxo considerável foi o de imigrantes sírio-líbaneses, que ocorreu nas primeiras décadas do século XX, imigrantes estes que viviam em sua maior parte do comércio de produtos da capital paulista.

Durante a segunda guerra mundial Varginha enviou reforços para compor as tropas Brasileiras que lutaram na Itália. Uma ação inusitada do governo Brasileiro, uma vez que muitos dos soldados denominados "Pracinhas", que partiram de Varginha e de outras regiões do Brasil, possuíam parentes diretos como tios e avós no país ao qual foram enviados para combater.

Varginha também recebeu na década de setenta diversas famílias Japonesas, as quais imigraram em decorrência da aquisição pelos japoneses de uma da empresa alemã na época, a CBC, que possuía uma unidade fábril na cidade.

Nos dias atuais, em decorrência da transferência de empresas taiwanesas para região, a cidade hospeda imigrantes de Taiwan, que investem, geram empregos e trabalham em Varginha.

Geografia

O município possui uma área de 396 km² e está situado no domínio geomorfológico do planalto Atlântico do sudoeste.

A cidade é a terceira mais populosa do Sul de minas.

A altitude máxima é 1.239m, no morro do Chapéu, e a altitude mínima é de 868m, na foz do córrego Tijuco.

O relevo do município é bem diversificado, verificando-se desde uma topografia com declives suaves até o relevo de aclives mais vigorosos, com o afloramento de maciços montanhosos muito acidentados. O território é 4% plano, 80% ondulado e 16% montanhoso.

A vegetação que cobria o município era a tropical, campo-cerrado, com matas tropicais nas encostas das nascentes. Devido à extensa atividade cafeeira e outras atividades, como extrativismo vegetal e culturas como o milho a vegetação foi devastada. Mas a maior parte do município foi recoberta com pastagens naturais.

O Solo de excelente qualidade é propicio para a cafeicultura e demais agriculturas.

As estações do ano são bem definidas com inverno frio e seco e verão quente com chuvas bem distribuídas.

A temperatura no município tem uma média anual de 20 °C, podendo também alcançar temperaturas próximas de 0 °C no inverno.

O município de Varginha está situado na bacia do rio Grande. O município é banhado pelo Rio Verde, que é formador do braço sul da represa de Furnas, juntamente com o rio Sapucaí.

A cidade ficou muito conhecida devido ao incidente do ET de Varginha, o caso descreve o fato de 3 garotas terem encontrado um ser extra terrestre, que posteriormente teria sido capturado pelo exército. O caso recebeu atenção de grandes nomes da ufologia internacional, devido ao grande número de fatos.

Religiosidade

  • Igreja Católica é predominante.

O município pertence à Diocese de Campanha e possui atualmente 8 paróquias. Devido ao crescimento da cidade há ainda a necessidade de criação de mais paróquias para atender todos os católicos. Eis as paróquias.

  • Divino Espirito Santo (1850)
  • Sao Sebastião (1960)
  • Nossa Senhora do Rosário (1960)
  • Santana (1991)
  • Santa Clara (2004)
  • Nossa Senhora de Guadalupe (2005)
  • Cristo Ressuscitado (2007)
  • Cristo Luz dos Povos (2015)
  • Denominações evangélicas têm crescido na cidade sendo a Assembleia de Deus a que possui o maior número de membros e o maior templo evangélico da cidade com capacidade de 1.500 pessoas. Outras denominações de nível nacional estão presente no município: Congregação Cristã no Brasil, Igreja O Brasil Para Cristo, Igreja Batista, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Presbiteriana, Igreja Metodista, Igreja Cristã Nova Vida, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e outras denominações locais, muitas delas Assembleias de Deus.
  • A expansão do segmento evangélico não é o único movimento social que cresce na cidade. Há também, nos últimos anos, a crescente porcentagem de habitantes que se declararam sem religião, seguindo os movimentos nacional, como retrata os últimos dados[5] do IBGE, e mundial. Esse crescimento se deve ao enriquecimento das nações, a distribuição de renda e a elevação do IDH[6].

Transportes

O Aeroporto de Varginha,conta com vôos diários para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e São José dos Campos, operados pela empresa aérea TRIP Transporte Aéreo Regional do Interior Paulista / Azul linhas áereas (www.voetrip.com.br).

A cidade também conta com empresas que realizam o transporte rodoviário das principais capitais e cidades pólo da região sudeste.

As rodovias que circundam Varginha são : BR-491 que liga Varginha a Três Corações(e a BR-381), Eloí Mendes, Alfenas... / a MG-167 que a liga até Três Pontas e Santana da Vargem.

Varginha se destaca na logística pelo fato de ser equidistante (aproximadamente 3 horas de carro - 300 km) das principais capitais do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte. Além de cidades importantes como Campinas, Ribeirão Preto e região do Vale do Paraíba.

Economia

Plantação de Café de altitude do Sul de minas

O município, assim como a microrregião, é uma área tipicamente produtora de café, o que gerou e continua gerando boa parte da receita da Região.

Varginha é um centro de industrialização e comercialização da produção de Café da região, sendo ao lado de outras cidades do Sul de minas, produtora de cafés de excelente qualidade, Cafés considerados como Gourmet por diversos mercados no Brasil e no exterior.

A Fazenda Experimental de Café de Varginha é uma das mais importantes mantidas pelo Ministério da Agricultura. A área é de 60 hectares com 70 mil pés de café, conta atualmente com cerca de 50 projetos de pesquisa em andamento. "

O setor terciário ocupa 53,2% do total da população economicamente ativa, o setor secundário ocupa 34,3% e o setor primário 12,5%.

O município possui o maior PIB da Região do Sul de Minas e um dos maiores do estado.

O Sul de Minas é uma das regiões mais prósperas do Brasil, possui IDH elevado e baixo índice de desiguldade social.

Encontram-se instaladas na cidade empresas de grande porte como Inovacon, Philips-Walita, Philips Lighting, CooperStander, Nintendo, Plascar, Steemaster, Samsung, dentre outras.

A cidade conta com diversos orgãos do governo federal e estadual. Em 2010, Varginha tornou-se sede do centro Administrativo da Região do Sul de Minas, com o intuito de agilizar os procedimentos que dependem do governo estadual. Diversos assuntos que antes deveriam ser resolvidos apenas na capital do estado, agora pode também ser resolvidos em Varginha, o que atrai mais investimentos e desenvolvimento para a região do Sul de Minas.

Varginha ganhará em 2012 três novos condomínios industriais, o CIT - Condôminio Industrial Tecnológico, junto ao aeroporto da cidade, o Condomínio Ouro Verde e também um condomínio industrial próximo a Fazenda Experimental do Pro-Café.

Comércio exterior

A principal estação aduaneira da região é em Varginha e colabora para que a cidade seja a terceira que mais exporta em Minas Gerais, estando atrás apenas das cidades exportadoras de minérios de Itabira e Ouro Preto.

A cidade tem tradição na exportação de café, as exportações totalizaram em 2010, US$ 1,7 bilhão, superando a marca de US$ 1,25 bilhão de 2009.

Por abrigar um Porto Seco no município, ou seja uma estação aduaneira do interior EADI, existem várias empresas quem atuam na área de Comércio Exterior, e que trabalham diretamente com serviços de Importação e Exportação, fator que influênciou grandes empresas multinacionais a montarem unidades na ciadade e na região, gerando oportunidades de empregos e vagas na área de Comércio Exterior.

Varginha conta com curso de Administração com enfase em Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG com duração de 4 anos e MBA em Comércio exterior da Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Saúde

O município conta com hospitais, centros de tratamentos de câncer e de diagnósticos no geral, sendo alguns deles:

  • UPA - Unidade de Pronto Atendimento (pronto-socorro público)
  • Hospital Humanitas (hospital privado vinculado à operadora Unimed);
  • Hospital Regional do Sul de Minas (hospital público com maternidade);
  • Hospital Bom Pastor (hospital público com centro de oncologia);
  • Hospital Varginha (hospital privado vinculado à operadora Serpram);
  • Oncominas (centro de oncologia privado vinculado ao Hospital Humanitas);
  • Hemocentro Frota (banco de sangue privado);
  • Unidade Regional do SAMU

Educação

A cidade possui diversas instituições de ensino superior, 1 escola técnica federal, e diversas universidades particulares, cursos profissionalizantes e cursos técnicos.

A cidade conta também com diversos colégios de ensino fundamental e médio, e cursos pré-vestibulares. Estão presentes na cidade os métodos de ensino Objetivo, Anglo, COC, Marísta, Pitágoras, Positivo, Bernoulli dentre outros.

AIESEC

O município conta desde 2012 com uma sede da AIESEC, uma plataforma internacional que trabalha com desenvolvimento de liderança e intercâmbio de estudantes.[7]

Esportes

Varginha conta com diversos clubes de associados e associações recreativa. A prefeitura possui uma secretaria de esporte e lazer com excelentes infra-estrutura que disponibiliza para as crianças e adolescentes escolinhas de esportes. Existem também várias opções opções para quem gosta de esportes radicais, ao redor da cidade existem diversas trilhas para montainbike, motos de trilha, quadricíclos e pista de Motocross.

Futebol

Varginha é sede de um clube de futebol profissional: o Boa Esporte Clube, que se transferiu de Ituiutaba para Varginha em Fevereiro de 2011. Com a chegada do Boa, o Varginha Esporte Clube, também conhecido como VEC, clube local que se encontrava na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, suspendeu suas atividades.

No Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melocom capacidade para 15.471 torcedores (o Melão), em 2011, o Boa foi campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro, disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, ficando na sétima colocação, e foi vice-campeão da Taça Minas Gerais.

Em 2012 o Boa disputou o Módulo I do Campeonato Mineiro e também a Série B do Campeonato Brasileiro. Nas duas competições apresentou uma modesta atuação, ficando apenas na 15º colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Em compensação, sagrou-se campeão da Taça Minas Gerais, o que garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2013 para a equipe.

Em 2012, Varginha também foi a casa do Cruzeiro durante 5 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro. No Melão, o Cruzeiro enfrentou grandes adversários como o Sport, o Vasco da Gama, o Internacional, a Portuguesa e o Corinthians

Rugby

Varginha é casa de um dos mais respeitados times de Rugby do Brasil. O Varginha Rugby foi fundado em 2001 e desde então mandou vários nomes para as seleções brasileiras juvenil e adulta, além de participar dos principais torneios do país sagrando-se campeão brasileiro série B por duas vezes e vice-campeão mineiro por 4 anos.
http://www.varginharugby.com.br/

Lazer e turismo

O Município possui ao longo do braço sul do Lago de Furnas, marinas para barcos, jet skis, casas flutuantes e também locais para pescaria.

Varginha é uma cidade essencialmente comercial, mas existem também opções para lazer e turismo, por exemplo:

  • Nave Espacial; (que se trata de uma caixa ´d' água em formato de nave, com cerca de 5 metros de diâmetro)
  • Estação ferroviária; (onde todas as quintas-feiras acontece o projeto Quinta da Boa Música, evento de bandas locais)
  • Zoológico;
  • Parque Novo Horizonte;
  • Represa de Furnas; (Marinas para esportes naúticos, pesca, lazer e gastronomia)
  • Museu municipal;
  • Parque Centenário;
  • Zoológico;
  • Casarões coloniais, dentre eles o que abriga hoje a Câmara Municipal;

Regiões Turísticas vizinhas:

  • Circuito das Águas, Cambuquira (40 km), Lambari, Caxambu e São Lourenço (1 hr de carro);
  • Estância Turística de Poços de Caldas (Aproximandamente 1 hora e 20 de carro);
  • Região do Lago de Furnas (Fama, Alfenas, Boa Esperaça, Guapé, etc);
  • Três Corações, casa Pelé, casa onde morou o rei do futebol (30 minutos de carro);
  • São Tomé das Letras (1 hr de carro);
  • Serra da Mantiqueira (Aproximandamente 1 hora de carro na região de Baependi);

Existe ainda um evento que acontece todos os anos chamado Roça N' Roll, idealizado e organizado pelos integrantes da banda Tuatha de Danann. O evento reúne nomes importantes do heavy metal nacional e já contou até mesmo com a participação de bandas internacionais.

Fotos de Varginha e seus arredores

Comunicação

Em Varginha estão situadas algumas sedes regionais de transmissoras de televisão. A EPTV, que é filiada a rede Globo, possui sua sede regional do Sul de Minas em Varginha.

A TV Alterosa que é filiada ao SBT também possui sua sede regional em Varginha. Existem também outras emissoras com sede na cidade como a Rede Record e a TV Princesa.

Varginha conta com dois jornais diários, a Gazeta de Varginha e o Correio do Sul, e também jornais de tiragem semanal como a Folha de Varginha e O Varginhense.

A cidade possui curso superior de Jornalismo e publicidade no Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS.

Rádios FM locais e regionais:

  • Rádio Vanguarda FM - 103,1
  • Rádio Melodia - 102,3
  • Rádio Clube - 99,3
  • Transamérica - 88,7
  • Rádio Princesa do Sul - 87,9
  • Itatiaia - Sul de Minas - 100,9

Bairros

Os bairros da cidade:

Referências

  1. «Áreas e limites 2010» (XLS). Downloads - Geociências - Organização Territorial. IBGE. 26 de novembro de 2012. Consultado em 26 de março de 2013 
  2. «Estimativas de população para 1º de julho de 2014 publicadas no D.O.U em 28 de agosto de 2014» (PDF, ODS e XLS). Estimativas 2014 (por município). IBGE. 1 de julho de 2014. Consultado em 28 de agosto de 2014 
  3. «Índice de Desenvolvimento Humano - Municipal, 2010 e 2013 - Todos os municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. PNUD. 2000. Consultado em 26 de março de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto a preços correntes e Produto Interno Bruto per capita segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e os Municípios - 2006-2010» (XLS). Downloads - Estatísticas - PIB Municípios. IBGE. 7 de dezembro de 2012. Consultado em 26 de março de 2013 
  5. http://www.paulopes.com.br/2012/06/153-milhoes-de-brasileiros-declaram-que.html
  6. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/07/ateus-serao-maioria-da-populacao-mundial-em-2038-revela-estudo.html
  7. «AIESEC em Varginha». Consultado em 28 de março de 2012 

Ligações externas

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil

Predefinição:Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas