Variável global

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Em programação, uma variável global é uma variável acessível em todos os escopos de um programa de computador. O mecanismo de interação com variáveis globais é chamada ambiente global. Em contraste o ambiente local é um mecanismo no qual as variáveis são locais (conceito básico de variável local) e sem memória compartilhada.

O uso de variáveis globais é geralmente considerado inadequado pois seu conteúdo pode ser potencialmente modificado de qualquer local, e qualquer parte de um código pode depender dela. A técnica possui o potencial de criar dependências mútuas, o que aumenta a complexidade e dificuldade de leitura de um código. Entretanto, para alguns casos seu uso pode ser adequado; um exemplo é a passagem frequente de variáveis continuamente por diversas funções.

Em programação concorrente, variáveis globais são bastante usadas para passar informações entre seções de código que não compartilham relação, como threads concorrentes e em programação de sinais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  • William Wulf and Mary Shaw, “Global Variable Considered Harmful”, ACM SIGPLAN Notices, volume 8, issue 2, 1973 February, pp. 28-34.