Variômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esquema de um variómetro clássico
Variómetro utilizado em planadores

Variômetro ou variómetro é um instrumento aeronáutico que serve para indicar a razão de subida ou descida de uma aeronave. É também chamado de climb ou VSI (Vertical Speed Indicator). Na maioria das aeronaves a unidade usada é em pés por segundo (fpm, feets per minute, podendo também ser encontrado com a unidade em metros por segundo.

O variômetro é um sensor habitualmente utilizado em planadores que se utiliza da pressão estática para informar mudanças na altitude, tendo em vista que, quando se sobe a pressão atmosférica cai, sendo que o contrário ocorre quando se desce.

Este instrumento também é utilizado na prática de voo livre como um instrumento necessário ao piloto, onde pode-se observar a taxa de subida ou descida. Um instrumento completo fornece outras informações para o piloto tanto de parapente quanto ao piloto de asa delta como a taxa de subida ou descida de metros por segundo, temperatura ambiente, pressão atmosférica, etc... Alem de gravar os voos para futura análise ou impressão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) FAA - Manual de Aviação: voo por instrumentos (p. 5-6)
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.