Varzelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Varzelândia
"Várzea"
Bandeira de Varzelândia
Brasão de Varzelândia
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 3 de março de 1962
Gentílico varzelandense
Prefeito(a) Felisberto Rodrigues Neto (Partido Socialista Brasileiro - PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Varzelândia
Localização de Varzelândia em Minas Gerais
Varzelândia está localizado em: Brasil
Varzelândia
Localização de Varzelândia no Brasil
15° 42' 03" S 44° 01' 40" O15° 42' 03" S 44° 01' 40" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Norte de Minas IBGE/2008 [1]
Microrregião Montes Claros IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Verdelândia, São João da Ponte, Ibiracatu e Jaíba.[2]
Distância até a capital 590 km
Características geográficas
Área 814,9 km² [3]
População 19 126 hab. Censo IBGE/2010[4]
Densidade 23,47 hab./km²
Altitude 761 m
Clima Semi-árido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,594 baixo PNUD/2010 [5]
PIB R$ 88 587 mil IBGE/2010[6]
PIB per capita R$ 4 631,76 IBGE/2010[6]
Página oficial

Varzelândia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Em 2010 sua População cotada pelo IBGE foi de 19.116 habitantes, representando 0,1% da população do estado, No município 51,08 % dos habitantes são homens e 48,91 % dos habitantes são mulheres. Com área de 814,9 km², representando 0,14% da área do estado, sua densidade demográfica é de 23,46 habitantes por km² e seu Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) é de 0,594 em 2010.

História[editar | editar código-fonte]

A povoação da região onde hoje se encontra Varzelândia está ligada a colonização do norte de Minas e ao Ciclo do Boi, quando os rebanhos vinham do norte do país pelo rio São Francisco abastecer as mineradoras.

Com esse processo surgiram várias fazendas, e Varzelândia - a cidade das várzeas - dai se originou. Dentre os seus fundadores, Josué Soares dos Reis, Gregório Gomes Ferreira, Melquiades Francisco Borges, Santos Gonçalves de Sousa, Bernardo Vermelho e João Borges Rego foram os principais. A origem do município está no distrito de São João da Ponte, do qual Varzelândia se emancipa em 3 de março de 1962, após a guerra de secessão de 1961.

Movimentos culturais[editar | editar código-fonte]

Tradição e característica do lugar. Em 03 Março é comemorado o aniversário de emancipação da cidade.O, Padroeiro,Bom Jesus é celebrado no dia 15 de agosto. A Festa do Senhor Bom Jesus de Varzelândia ocorre nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Durante os festejos são realizadas procissões, leilões, missas, batizados e a grande vaquejada que conta com muitos visitantes e corredores de todos os estados brasileiros.

Quilombolas e assentamentos[editar | editar código-fonte]

Localizados nas margens do rio Arapuim, afluente da margem esquerda do rio Verde Grande, na divisa dos municípios deSão João da Ponte e Varzelândia, no Norte de Minas Gerais, a história de Brejo dos Crioulos é uma história que ainda não consta da historiografia dos brancos que ocuparam o Norte de Minas desde dos primórdios da colonização portuguesa, nos idos do século XVI.

Conforme relatam moradores mais velhos, desde meados do Século XVII, negros fugidos da escravidão passaram a se fixar às margens da Lagoa Peroba, existente na vazante do médio ribeirão Araquém. A ocupação dessa área foi possibilitada pela existência de brejo na vazante do referido ribeirão, propícia à proliferação da maleita, que a tornava imprópria para brancos e indígenas.Com o passar do tempo, muitos outros negros fugidos se dirigiram para a área, aumentando a população que no final do Século XIX era de 38 troncos familiares. Nesse contexto, as famílias aqui localizadas desenvolveram um sistema peculiar de organização social, cultural e produtiva, baseada em heranças africanas, indígenas e portuguesas.

A partir dos anos 1960, com a expansão agrícola no Norte de Minas, fazendeiros utilizando-se de recursos violentos, como jagunçosarmados, passaram a grilar e a tomar as terás de diversas famílias herdadas de seus ancestrais, utilizando o artifício da venda forçada, conforme diversos estudiosos da região.

No caso de Brejo dos Crioulos, algumas famílias mudaram-se para outras localidades e, outras, se fixaram em 'terra de santo', existente na localidade (Terra de Santo constitui-se de uma gleba de terra doada a Bom Jesus por um dos moradores como pagamento de promessa. Com a expulsão de diversas famílias das terras de seus ancestrais, muitos dos membros da comunidade, não querendo afastar do território, onde sempre viveram passaram a ocupar essa gleba. Tal ocupação deu origem ao povoado de Araruba, onde residem os deserdados da terra.)

Desenho de um Quilombo

Geografia[editar | editar código-fonte]

O Varzelândia está localizada entre o Rio São Francisco e Rio Verde Grande e ao sul pelo Rio Arapuim. O município tem a altitude média de 761 m.

A região encontra-se num ambiente de transição entre o cerrado e a caatinga, fornecendo um variado padrão de subsistência, e tem como rio mais importante o Verde Grande, afluente da margem direita do São Francisco. As elevações da serra do Sabonetal ─divisor de águas entre o São Francisco e o Verde Grande─ amenizam o clima em certas zonas onde ocorre floresta latifoliada tropical.

O relevo apresenta formação da série Bambuí, cujos paredões calcários caracterizam-se por grande quantidade de aberturas de formas irregulares (abrigos, cavernas ou lapas, como são localmente conhecidas), outrora escavadas por rios de considerável volume d’água, hoje reduzidos a córregos. É nestas formações que se localiza a maioria dos sítios arqueológicos, sejam eles temporários ou de ocupação prolongada.

Montanha Rochosa de Varzelândia

Sítios arqueológicos[editar | editar código-fonte]

A região se destaca pela grande quantidade de sítios arqueológicos. Existem aproximadamente 50 sítios cadastrados, até o momento, pela equipe do Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB, dentre os quais 11 foram selecionados e escavados no âmbito do Programa de Pesquisas Arqueológicas em Grutas do Estado de Minas Gerais.

Nomes de alguns sítios: Aldeia de Macaúbas, Lapa da Pintura, Lapa do Mutambal, Lapa do Piquenique, Lapa do Vicente, Macaúba I e II, /Lapa de Macaúbas, Gruta de Carrancas I, Lapa do Urubu. Sítio Boqueirão Soberbo apresenta os mais antigos vestígios de horticultura no país.

Arte Rupestre[editar | editar código-fonte]

Apesar da arte rupestre estar em todo aquele Estado, é em Varzelândia que ela chama mais atenção. A caverna brasileira é a conhecida Lapa da Lagoa. Ali, segundo estudos já feitos, o homem viveu há perto de 10000 anos e deixou pintadas nas paredes, com tinta vermelha e preta, imagens de alguns animais, do Sol, da Lua, e figuras semelhantes a discos voadores.

A partir de 1970, com o início do Programa de Pesquisas no Vale do São Francisco, o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) vem localizando ao longo do curso do rio uma série de sítios arqueológicos. As pesquisas terminaram por concentrar-se em três diferentes regiões do território mineiro: a Serra do Cabral, no centro do Estado, Varzelândia, ao norte, e Unaí, a noroeste. A arte rupestre de cada uma destas regiões apresenta diferenças quanto à técnica de execução, estilo, tratamento, temática e concentração das figuras.

Solo[editar | editar código-fonte]

Solo de calcário arenoso, de boa fertilidade, terras profundas e de boa drenagem. São latossolos originados de rochas calcárias. O solo da várzea é muito propício para o cultivo de cana-de-açúcar. A região norte do estado de Minas Gerais tornou-se um grande produtor de cana-de-açúcar, o que propicia um novo rumo na economia da região.

Fauna[editar | editar código-fonte]

Os animais mais comuns da região são Preá, soin, corrupião, onça-parda, tamanduá-mirim. Especies de anfíbios como sapo-boi.

Terrenos ingrimes

Economia[editar | editar código-fonte]

A agropecuária é a base da sua atividade econômica , seguida por forte participação no comercio.

Pecuária[editar | editar código-fonte]

Segundo IBGE em 2013 o município possuia em cabeças: 34.358 Bovinos, 18.869 Galos, Frangas, Frangos e Pintos, 16.395 Galinhas, 3.419 Suínos, 317 Muares, 271 Asininos, 411 Caprinos e 206 Ovinos. O gado é destinado ao corte e a produção de leite.

Criação de Gado

Extração Vegetal[editar | editar código-fonte]

As extrações residem mais no campo do carvão (654 toneladas), lenha (10.367 toneladas) e madeira em tora (51 Metros cúbicos).

Lavoura[editar | editar código-fonte]

As lavouras permanentes são de banana, laranja e limão. As temporárias são de algodão herbáceo, alho, amendoim, arroz, cana-de-açúcar (29.250 toneladas), fava, feijão, fumo, mamona, mandioca (9.800 toneladas), melancia, milho (840 toneladas), sorgo granífero e tomate.

Plantação de algodão

Indústria[editar | editar código-fonte]

Existe o alambique Cachaça da Várzea que foi a primeira fábrica da cidade que hoje exporta cachaça/pinga para outras partes do Brasil.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Comércio em franco crescimento, contando com quatro supermercados, vários mercados, mercearias, açougues, padarias, lojas de roupas, calçados e móveis, bem como dois postos de gasolina, vídeo locadoras, academias de musculação, casa de jogos e funerárias. O município possui um Mercado Municipal, onde os produtores locais se reúnem para vender seus produtos.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Existem três rádios na cidade, a primeira foi a Nova FM fundada por Rubens Fagundes. Varzelândia Possui provedor de Acesso à Internet Banda Larga, a INFOVARZ, além de algumas lan Houses (Lan House do Léo, Lan house do Russo, Lan house Net Point etc.)que segue o modelo sendo, altamente educativas e direcionadas ao público estudantil e de educadores.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A cidade recebe várias visitantes no período de férias do final do ano e nas Festas de Agosto e também alguns espeleólogos e ufólogos que visitam os mais de 20 sítios arqueológicos da região.

Frota (2013)[editar | editar código-fonte]

  • Automóvel: 1.112
  • Caminhão: 63
  • Caminhonete: 199
  • Camioneta: 38
  • Micro-ônibus: 12
  • Motocicleta: 3.011
  • Motoneta: 99
  • Ônibus: 43
  • Outros: 45

Total de Veículos: 4 622

Saúde[editar | editar código-fonte]

  • Hospitais:1
  • Postos de Saúde: 2
  • Centro de Saúde (inclusive Unidade de Saúde da Família): 9
Corte de Cana-de-açucar

Vacina terapêutica para a leishmaniose[editar | editar código-fonte]

A vacina está sendo testada na nos municípios de Caratinga e Varzelândia, em Minas Gerais, Colômbia e no Equador, sob a coordenação da OMS. Os testes estão em fase final e, até agora, os resultados são bons e pesquisador está otimista também com os resultados dos testes da vacina preventiva.

A "Vacina Terapêutica para Leishmaniose", desenvolvida pelo Prof. Wilson Mayrink, pesquisador do Departamento de Parasitologia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), recebeu o registro do Ministério da Saúde e, agora, pode ser comercializada no Brasil.

Educação[editar | editar código-fonte]

Ensino Básico, Fundamental e Médio[editar | editar código-fonte]

  • Pré-Escolas: 25
  • Escolas de Ensino Fundamental: 31
  • Escolas de Ensino Médio: 6

Bibliotecas[editar | editar código-fonte]

O município conta com uma biblioteca totalmente equipada e informatizada, funcionando na E.E. Padre José Silveira. E também uma Biblioteca Publica Municipal que funciona na praça Cícero Dumont nº35.

Esporte e lazer[editar | editar código-fonte]

Clubes[editar | editar código-fonte]

Praça de Esportes, com piscina, três quadras: uma poliesportiva, 2 de peteca (cimento) e campo society de futebol (gramado). Varzelândia também conta com um grande campeonato de futebol, esse esporte é o grande destaque da cidade.

Estádio[editar | editar código-fonte]

A cidade possui um Estádio de Futebol murado. Tem 3 ginásios para prática de esportes especializados como: Vôlei, Basquete, Futsal, Peteca, Handebol, etc.

O futebol júnior também cresceu muito na cidade, em 2008 foi promovido o primeiro campeonato tendo como vencedora a L.D.U Futebol clube. Para registros históricos, remonta-se a grande rivalidade entre Juventus versus União.

Monumentos[editar | editar código-fonte]

  • Marco de Entrada/Saída do Município (mais conhecido como "Picolé")
  • Monumento dos Rotarianos
  • Busto de João Cardoso (homenagem ao ex-prefeito por dois mandatos em Varzelândia e, uma em São João da Ponte)localizado na entrada da cidade.
  • Busto de Dª Justiniana (Dª Justa), na praça da vila nova.

Feriado municipal[editar | editar código-fonte]

15 de agosto - Feriado do Padroeiro Bom Jesus.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Transporte coletivo[editar | editar código-fonte]

  • Varzelândia - Brejo do MutambaL (Municipal)
  • Varzelândia - São Vicente (municipal)
  • Varzelândia - Campo Redondo (municipal)
  • Varzelândia - Ibiracatu (intermunicipal)
  • Varzelândia - Montes Claros (acesso a aeroporto e rodoviária para outros estados)
  • Varzelândia - São Paulo (operam quatro empresas na cidade)
  • Varzelândia - Redondezas (moto-taxi do Jair)

Rodovias[editar | editar código-fonte]

A partir de Belo Horizonte, siga para Montes Claros e depois até Japonvar no percurso BR-040-135, depois siga pela MG-202 de Japonvar a São João da Ponte, depois pegue a MG-403 até Varzelândia, totalizando 584 km neste percurso.

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

A cidade possui uma pista de pouso e decolagem, que possibilita o pouso e decolagem de aviões de pequeno porte.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. http://mapas.ibge.gov.br/divisao/viewer.htm
  3. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  4. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 1 de agosto de 2013.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2006-2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.