Estádio do Varzim Sport Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Varzim Estádio)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Estádio do Varzim
Nome Estádio do Varzim
Características
Local Póvoa de Varzim - Portugal
Capacidade 11.000 espectadores
Construção
Inauguração
Data 13 de Setembro de 1932
Outras informações
Proprietário Varzim
Mandante Varzim

O Estádio do Varzim Sport Club é um estádio localizado na cidade portuguesa da Póvoa de Varzim. Com uma lotação de 11.000 espectadores é um destacado estádio na Liga Vitalis. Recebe os jogos caseiros do Varzim Sport Club. Também é utilizado para a noite de 29 de Junho, no São Pedro onde se apresentam as rusgas dos bairros da cidade, quando o estádio enche por completo. Planeia-se a criação de um novo estádio e a demolição deste estádio em 2010.

História[editar | editar código-fonte]

O Varzim Sport Club foi criado no dia de natal de 1915, sob o nome Varzim Foot-Ball Club. O primeiro campo de jogos do Varzim Sport Club localizava-se no Largo Cego do Maio, no Centro da Póvoa de Varzim. O actual equipamento foi adoptado em 1918.

Em 1929, o clube contrai um empréstimo para a construção dos terrenos para o estádio no Alto de Martim Vaz, zona de expansão da Póvoa de Varzim, na altura, mas esta compra só se dá em 1932. O Estádio do Varzim Sport Club é inaugurado a 13 de Setembro de 1932. Na altura, o clube jogava num campo junto à Basílica Coração de Jesus.

Novo estádio[editar | editar código-fonte]

O Varzim Estádio é o projecto para um novo estádio para o Varzim, localizado no Parque da Cidade entre a Avenida 25 de Abril e Avenida do Mar. Para aceder ao novo estádio planeia-se um conjunto de vias, nomeadamente a expansão norte da Avenida 25 de Abril, pelo Parque da Cidade.

O projecto para o novo estádio do Varzim surgiu com a necessidade de um novo estádio para o clube. Outro motivo são problemas financeiros do clube e o interesse das imobiliárias pelo terreno em que se encontra o estádio, uma zona balnear nobre da Póvoa de Varzim. O projecto foi conquistado pelo consórcio luso-espanhol Dico Dulimar Construções (DDC) por 29 milhões de euros em que se incluía a construção de um novo estádio pela empresa,[1] que no entanto com os problemas no sector imobiliário na Península Ibérica, teve que vender o projecto ao Grupo Hagen, empresa posteriormente integrada no Fundo Vallis, que mantem o projecto parado.

O projecto é da autoria da An-Arquitectos, Engicraft, Marobal, Land Design e Eye Design, empresas do universo Focus Group.[2]

A implementação do projecto provou-se complexa, dado que se teve de alterar a área do antigo estádio do Varzim, marcada no Plano de Urbanização como sendo de equipamentos desportivos, a aprovação de um plano de pormenor para a zona do antigo estádio e a adaptação do estádio ao projecto do Parque da Cidade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Comunicado da Direcção - Varzim
  2. DDC investe 17,5 M€ no novo Estádio e Centro de Formação do Varzim Sport Club - Vida Imobiliária