Vashti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vashti se recusa e obedecer pedido do Rei.

Rainha Vasti (Hebreu: ושתי, Persa: وَشتی ) foi a primeira esposa do Rei Assuero. Depois dela a Rainha foi Ester.

Livro de Ester[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Livro de Ester, durante seu terceiro ano no trono o rei Assuero decidiu dar uma festa em Susa. A festa durou meio ano e foi celebrada com um festival de bebidas ao longo das semanas, quando o rei e seus convidados consumiram grandes quantidades de álcool.

Bêbado, o rei Assuero decide que ele quer mostrar a beleza de sua esposa, a Rainha Vasti. Então ele manda que ela compareça perante os seus convidados do sexo masculino.

O texto do Livro de Ester não diz exatamente como ela tem que aparecer, só que ela precisa usar a coroa real. Mas, dada a embriaguez do rei e o fato de todos os seus convidados do sexo masculino estarem igualmente embriagados, entende-se, muitas vezes, que foi ordenado que Vasti aparecesse nua — vestida apenas com a coroa. A Rainha recebe a intimação, enquanto está oferecendo um banquete para as mulheres da corte, e se recusa a cumprir. Sua recusa é ainda uma outra pista para a natureza da ordem do rei. Não faz sentido afirmar que ela correria o risco de desobedecer a um decreto real se Assuero tivesse apenas pedido para ela mostrar o rosto.

Quando Assuero é informado da recusa de Vasti, fica furioso. Ele pergunta a vários nobres como deveria punir a rainha pela sua desobediência. Um deles, um homem chamado Memucã, sugere que ela deve ser punida severamente. Afinal, se o rei não lidar duramente com a sua esposa, outras esposas no reino podem ter ideias de se recusarem a obedecer a seus próprios maridos. Memucã sugere que Vasti deveria ser banida e o título de rainha ser dado a outra mulher. Assuero gosta dessa ideia, e então o castigo é realizado. Logo, uma enorme busca se incia para encontrar uma mulher bonita para substituir Vasti como rainha. Eventualmente Ester é selecionada. Vasti nunca mais é mencionada novamente.1

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.