Vasily Dokuchaev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dokuchaev.jpg

Vasily Vasili'evich Dokuchaev (Василий Васильевич Докучаев) (1846 - 1903) foi um geógrafo russo, creditado por estabelecer as bases das ciências do solo e da ciência da paisagem, que seria mais tarde chamada por Sochava de Estudo de Geossistemas.[1]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Vasily Vasil'evich Dokuchaev é geralmente considerado o pai da pedologia, o estudo dos solos no seu ambiente natural. Ele desenvolveu a ciência do solo na Rússia, e foi, talvez, a primeira pessoa a fazer grandes investigações geográficas de diferentes tipos de solo.

Ele introduziu a ideia de que as variações geográficas nos tipos de solo podem ser explicadas não só em relação a fatores geológicos (material de origem), mas também a fatores climáticos e topográficos, e o tempo disponível para a pedogênese (formação de solo) para operar. Utilizando estas ideias como base, ele criou a primeira classificação de solos. Suas ideias foram rapidamente tomadas por um bom número de cientistas do solo, incluindo Hans Jenny. Ele trabalhou em ciências do solo, e desenvolveu um sistema de classificação que descreve cinco fatores para a formação do solo. Ele chegou a sua teoria após extensivos estudos de campo em solos russos em 1883. Sua obra mais famosa é Russian Chernozem (1883). Uma cratera em Marte foi nomeada em sua homenagem.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Vasily Dokuchaev


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.