Veículo Alvo Agena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde dezembro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.
O ATV visto a partir da cápsula Gemini XII.

O Veículo alvo Agena (em inglês Agena Target Vehicle - ATV), foi uma adaptação do estágio de foguete Agena, para ser usado como veículo alvo com o objetivo de desenvolver e praticar atividades de aproximação e acoplamento em órbita.

Dessa forma, ele foi usado no Projeto Gemini, da Nasa, para treinamento dessas situações. Foi com um "Veículo Alvo Gemini Agena" que Neil Armstrong realizou o primeiro acoplamento, em março de 1966, numa preparação para a missão lunar da Apollo, onde as habilidades de aproximação e acoplamento seriam fundamentais.

O veículo consistia de um estágio Agena, produzido pela Lockheed, e um adaptador de acoplagem, fabricado pela McDonnell. Esse veículo de treinamento, media 6,02 m de comprimento e 4,90 m de diâmetro máximo, pesando 3.260 kg.

O Agena, como veículo de treinamento de aproximação e acoplamento, foi usado entre 1965 e 1966 nas missões Gemini VII (aproximação planejada, mas que falhou), Gemini VIII, Gemini X, Gemini XI e Gemini XII.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.