Veículo especial de transporte de valores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Veículo Especial de Transporte de Valores (Carro-forte)num banco, em Mogi das Cruzes - Brasil.
Veículo Especial de Transporte de Valores (Carro-forte).

Veículo Especial de Transporte de Valores - VETV, popularmente conhecido no Brasil como Carro-forte é um veículo automotor especial, utilizado para o transporte de grandes quantias de dinheiro, documentos e outras mercadorias de altíssimo valor. As instituições que mais utilizam este tipo de transporte são bancos, lojas e museus. Os VETV são blindados, possuem fechadura aleatória e possuem um desenho que prioriza ao máximo sua funcionalidade, que é a segurança do patrimônio que contém. No seu interior, contém um cofre-forte para uso da guarnição que viaje em seu interior. No Brasil esse tipo de automóvel pode, por exemplo, estacionar em locais proibidos.

Tradicionalmente, os VETV sempre foram elaborados, prioritariamente, para garantir a segurança balística da tripulação, garantindo assim também a segurança dos valores neles transportados. Contudo, nos dias de hoje, graças a novos entendimentos sobre eficiência logística e segurança veicular e a uma nova consciência sócio-ambiental, novos modelos de VETV estão sendo projetados para atender também a estes requisitos. Com isso, a imagem truculenta e envelhecida dos atuais modelos (2007) de VETV utilizados por empresas de transporte de valores e serviços de vigilância patrimonial, tende a ser substituída por veículos mais leves, mais seguros e com mais tecnologia embarcada, de forma a integrar a mobilidade veicular ao trânsito, bem como apresentar alternativas e soluções ao competitivo ambiente de negócio do ramo da segurança privada.

Em geral, os esses veículos são construídos com blindagens Grau III. Estas blindagens sao divididas em opacas e transparentes. As transparentes têm sua construção baseada e em uma combinação de vidro suficientemente espesso com materiais como o lexan ( marca registrada da GE).

Deve-se ter em mente que estas blindagens tem validade que é fiscalizada pela PF - Polícia Federal e so podem rodar veículos que tenham licença da PF. Seu uso é vedado ao público.

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.