VectorWorks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
VectorWorks
Desenvolvedor Nemetschek North America
Lançamento 1985
Versão estável 2012
Sistema operacional Mac OS X, Windows
Gênero(s) CAD
Licença Proprietária
Página oficial http://www.nemetschek.net

VectorWorks é um software de CAD (ou computer-aided design, "desenho auxiliado por computador") desenvolvido pela empresa estadunidense Nemetschek North America (NNA), usado para a criação e documentação de projetos.

O VectorWorks foi lançado em 1985 com o nome de MiniCAD pela empresa Diehl Graphsoft, hoje NNA, para a plataforma Apple.

Em 1996 foi lançada a primeira versão para o sistema operacional Microsoft Windows. A partir de 1999 foi adotado o nome VectorWorks.

O VectorWorks é capaz de trocar dados com outros aplicativos CAD importando e exportando DWG/DXF e uma grande variedade de outros formatos, como por exemplo: 3DS, Shapefile/SHP, JPG, TIF, EPS, GIF, e BMP. Ainda especialmente úteis para prototipagem ou "impressão 3D": IGS, SAT, and STL. O VectorWorks também importa e exporta arquivos IFC e importa arquivos SKP do SketchUp.

O VectorWorks incorpora uma linguagem de programação chamada VectorScript que permite aos usuários automatizar procedimentos e criar objetos paramétricos e ferramentas personalizadas. A linguagem tem a mesma estrutura e sintaxe do Pascal, estendido par acessar e manipular os objetos de desenho (2D e 3D).

A linha de produtos VectorWorks é formada por:

  • VectorWorks Fundamentals
  • VectorWorks Architect
  • VectorWorks Landmark
  • VectorWorks Machine Design
  • VectorWorks Spotlight
  • VectorWorks Designer

VectorWorks Fundamentals é a versão com as funções essenciais de CAD, VectorWorks Designer contém todas as funções das versões específicas.

Para capacidades mais avançadas de apresentação (render) está disponível um módulo chamado RenderWorks que se integra ao VectorWorks para proporcionar opções de apresentação fotorealística ou não-fotorealística ("artística").

Ligações externas[editar | editar código-fonte]