Velo de novia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Velo de novia
Véu de Noiva (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 min
Criador(es) Caridad Bravo Adams
País de origem  México
Idioma original espanhol
Produção
Diretor(es) Sergio Cataño
Produtor(es) Juan Osorio
Sergio Jiménez
Elenco Eduardo Santamarina
Suzana González
Héctor Suárez
Carmen Salinas
Entre outros
Tema de abertura "De corazón a corazón", Darina
"Mas Que tu amigo", Marco Antonio Solís
Tema de
encerramento
"De corazón a corazón", Darina
"Mas Que tu amigo", Marco Antonio Solís
Transmissão original 30 de junho de 20032 de janeiro de 2004
N.º de episódios 135
Cronologia
Último
Último
Niña... amada mía
Amarte es mi pecado
Próximo
Próximo

Velo de novia (em Brasil: Véu de Noiva) é uma telenovela mexicana produzida por Juan Osorio para a Televisa e exibida entre 30 de junho de 2003 a 2 de janeiro de 2004.

É um remake da telenovela homônima escrita por Caridad Bravo Adams em 1971.

A trama é protagonizada por Susana González e Eduardo Santamarina e antagonizada por Cynthia Klitbo, com atuações estrelares de Blanca Guerra, Héctor Suárez, Julissa e Carmen Salinas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Andrea é uma bela mulher jovem ansiosa para viver, no entanto, é preciso tempo, uma vez que sofre do coração. Ela é uma estilista de moda e desenha o véu da noiva Raquel, que se casará com José Manuel. O véu, feito com muito amor e dedicação, pelos caprichos da vida não será utilizado e apenas para mesma Andrea.

Andrea vive com seus pais, que mantiveram uma casa que auxilia os alunos, permitindo-lhes viver modestamente, mas muito perto. Esta casa está próxima a um bairro habitado por outras pessoas e suas famílias.

José Manuel percebe tarde demais que ele ama Angela, a irmã de sua noiva Raquel. Angela, lhe corresponde mas ele sabe que esse amor é impossível. Angela sofre um terrível acidente no qual perderá vida ao mesmo tempo, Andrea tem um ataque cardíaco. O coração de Angela milagrosamente vai voltar à vida em Andrea.

Após este acidente onde ele perde o seu verdadeiro amor, José Manuel muda radicalmente, o alegre e jovial rapaz que foi agora em nada se permanece. Perde a vontade de viver e mostrar evasivo para o amor.

José Manuel é apresentado uma nova oportunidade para o amor quando ele conhece Andrea, que sempre o admirou como um atleta, uma vez que ele é campeão internacional de ciclismo. Ele não suspeita que sua admiradora tem o coração de Angela.

Há muitos obstáculos que foram apresentadas a Andrea e José Manuel para viverem seu amor. Raquel Villaseñor percebe que o fantasma de sua irmã foi devolvido ao arrebatar o amor de seu amado.

O casal é afetado pelas intrigas que se originam no seio da família Villaseñor Álamo. Fazem Andrea acreditar que José Manuel está ela por sua recordação de Angela. Enquanto José Manuel sofre as pressões de Azael Villaseñor, pai de Raquel, para cumprir o compromisso de casar com sua filha.

A único amiga de Andrea, com quem ela chora e desabafa suas mágoas, e tem seu apoio é incondicional, é chamado de Vida, em alusão à sua filosofia humanista: lutar para viver e amar.

Vida vive junto da sua amiga na casa estudantil, onde covive com o Rosario e Memo, seus irmãos. Ela tem um táxi com o que trabalha de sol a sol, é uma garota determinada e forte, capaz de enfrentar tudo para proteger a sua amiga.

O grande amor de Andrea para com José Manuel faz com que procurem superar o impossível para cristalizar os seus sonhos, decidem casar José Manuel e Andrea, mas o pior Ricarda mata José Manuel. Andrea fica muito triste pela morte de José Manuel, então ela e sua amiga Vida vão viver em Guadalajara, ao mesmo tempo que Raquel, vai também com uma tia que ela tenha, um dia um Andrea encontra Jorge e se apaixona por ele (que é o Eduardo Santamarina), ela fica surpresa ao saber que Raquel também o conhece, e agora Raquel voltará a fazer sofrer Andrea, mesmo ela já não acreditando nos homens se apaixona por Jorge do mesmo modo como amava José Manuel.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Informações[editar | editar código-fonte]

A novela de 2003 não é precisamente um remake da novela de Janete Clair, porém traz elementos da versão de 1971, realizada no México, que era uma adaptação da novela da Tv Globo de 1969. Esta versão foi resultado da união de duas novelas: "Véu de Noiva", original de Janete Clair e de "No Creo en Los Hombres", de Caridad Bravo Adams, que chegou a ser exibida no Brasil em 1993, pelo SBT.

O produtor Juan Osório e a escritora Márcia Del Rio se basearam primeiramente em "No creo en Los Hombres" para uma nova realização. Porém resolveram também colocar na novela alguns elementos da primeira versão, por isso no México as versões de "Velo de Novia" são creditadas à Caridad, porém o argumento original é de Janete Clair.

Nas versões de Véu de Noiva (1969) e Velo de Novia (1971), simplesmente a personagem Andréia (Regina Duarte no Brasil e Julissa no México em 1971), descobre que seu noivo ama a sua irmã Flor e o abandona na porta da igreja. Já na versão de 2003, unida à trama de "No Creo em los Hombres", a personagem Andréia (agora vivida por Suzana Gonzalez), é acusada de matar um homem no dia do seu casamento, vai presa e ainda sofre um transplante de coração.

Porém os nomes da protagonista, da novela e outros detalhes foram retirados da obra de Janete. Por isso é uma adaptação livre que uniu duas excelentes novelas e principalmente duas excelentes autoras, sendo cada uma em seu país a mais especializada em termos de telenovelas. Exibida por Televisa Canal 2, Canal de las Estrellas, em meados de 2003, às 20h.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]