Velocidade de detonação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A velocidade de detonação de uma explosão é a medida da velocidade à qual uma onda de choque que provém de uma explosão se movimenta. A velocidade ou rapidez com que a reacção quimica ocorre ou medida da reacção. A velocidade de explosão refere-se a todo o tipo de explosivos tanto os mais fortes como os mais fracos.

A velocidade de reacção é medida em metros por segundo e as velocidades de detonação comuns em gases estão entre os 1800m/s e os 3000m/s e em sólidos estão entre os 6000m/s e os 8000m/s.

A velocidade de detonação de um explosivo (VOD) é característica de cada formulação e é influenciada pelo diâmetro, grau de confinamento, tipo de iniciação, presença de água e outros fatores. A constatação do que ocorre com os explosivos utilizados nas condições reais de sua aplicação (dentro do furo) é de extrema importância para identificação de eventuais desvios ou variações de seu desempenho em relação ao que se pode esperar de cada tipo de explosivo. Em paralelo, podem-se medir os tempos reais de retardo entre os furos ou entre decks de um mesmo furo, outro fator de fundamental importância não apenas para o resultado do desmonte mas principalmente para o controle de vibração e ruído.