Venceslau Fernandes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Venceslau Domingues Fernandes (Perosinho, 22 de Abril de 1945) é um antigo ciclista português.

Foi vencedor da Volta a Portugal em bicicleta no ano de 1984 quando já contava 39 anos de idade, prova onde conseguiu entre outras classificações mais modestas, um segundo, terceiro, quarto, sexto, sétimo, oitavo e 3 nonos lugares ao serviço de clubes como o Benfica, Porto, Benfica de Luanda, Ambar, Ajacto, Sangalhos, Aldoar, Leixões e Académico do Porto.

Ao fim de 25 anos a pedalar, terminou a sua carreira com 46 anos de idade, motivo pelo qual era chamado carinhosamente de "Velho Lau".

Em dezembro de 2013 atropelado por um automóvel, em Santa Maria da Feira, e ficou gravemente ferido. Venceslau Fernandes seguia de bicicleta na EN1, em frente ao Pingo Doce de Lourosa, quando foi colhido e projetado. O antigo ciclista sofreu fraturas na clavícula, na bacia e ainda em três costelas, que lhe provocaram uma lesão num pulmão[1] .

É pai da atleta de triatlo Vanessa Fernandes.

Ícone de esboço Este artigo sobre ciclismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências