Vento dominante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Efeitos do vento dominante

Chamam-se ventos dominantes os ventos que sopram numa dada região quase sempre da mesma direcção. Nalgumas regiões só se verificam durante um certo período do ano mas podem ser quase permanentes noutras. A informação destes ventos geralmente associada da direcção respectiva, pelo que se dirá, por exemplo, "Os ventos dominantes na região são do Norte-Noroeste (NW), registadas nos meses de Verão".

Correntes[editar | editar código-fonte]

Os ventos dominantes estão na base das correntes oceânicas e são aproximadamente zonais, quer dizer que sopram na direção leste-oeste. Os ventos alíseos são ventos de Leste nas regiões tropicais e subtropicais, entre 30°N e 30°S [1] .

Global circulação do vento

Imagem[editar | editar código-fonte]

Uma imagem com Imagem com circulação em cada hemisfério - Abril 2012

Aeroportos[editar | editar código-fonte]

O estudo dos ventos dominantes é fundamental para a orientação a dar às pistas principais [2] , mas habitualmente há uma pista secundária construída em diagonal relativamente a estas para os "segundos ventos dominantes" e facilitarem assim a descolagem e aterragem.

Num porta-avião é ele que se posiciona de frente ao vento para criar um "vento dominante" favorável à descolagem e à aterragem.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]