Ventríloquo (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ventríloquo
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Detective Comics #583 (1988)
Criado por Alan Grant
John Wagner
Norm Breyfogle
Terra natal Gotham City
Afiliações Sociedade Secreta de Supervilões
Habilidades Inteligência de gênio do crime
Transtorno dissociativo de identidade
Super Ventriloquia.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Ventríloquo (Ventriloquist no original, e alter ego de Arnold Wesker), é um personagem fictício, e inimigo de Batman no Universo DC. É o codinome de Arnold Wesker, um homem vítima de Transtorno dissociativo de identidade, atuando ao lado de seu boneco de madeira, que age como um gângster da década de 1920. Sua estréia se deu na década de 1980. Na saga Jogos de Guerra, Arnold Wesker foi morto, deixando somente seu boneco de madeira. Atualmente, uma mulher assumiu o codinome de Scarface, e tudo indica que se trata de uma antiga amiga de Bruce Wayne, que também sofre da mesma doença que Arnold.

Características[editar | editar código-fonte]

Arnold sofre de distúrbio de personalidade múltipla ou Transtorno dissociativo de identidade, o que o faz perceber que ele e Scarface, seu boneco, são pessoas com mentalidades diferentes. Scarface é um criminoso que trabalha sozinho, não fazendo parte da Máfia de Gotham. Seu visual foi claramente baseado em Al Capone, gângster italiano que atuou nos Estados Unidos da América na época da Lei Seca. Semelhante a ele, ambos controlam o tráfico em suas cidades.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Fizeram sua estréia na TV em 1993, no desenho animado Batman: A Série Animada, onde é apresentada a gangue de Wesker. Reapareceram em 1998, no desenho The New Adventures of Batman, que mostram um Arnold que luta para se recuperar de seu distúrbio mental, ganhando um emprego na Wayne Enterprises e apareceram novamente em 2004, no desenho animado The Batman, onde o visual de Wesker dos quadrinhos foi mantido, porém Scarface parece um rapper negro dos EUA. Recentemente fizeram uma "ponta" na série Liga da Justiça Sem Limites, como membros da Gangue da Injustiça de Lex Luthor.

Nos quadrinhos, Wesker foi assassinado no arco de histórias Cara à Cara pelo vilão Talião. Meses mais tarde, Scarface ressurge, dessa vez manipulado por uma bela mulher, chamada Peyton Riley, que atende pelo nome Ventriloquista. Ela levou um tiro no rosto dado pelo marido ao mesmo tempo em que Wesker era assassinado no mesmo prédio em que ela se encontrava. Atualmente, Scarface se encontra em uma redoma na Batcaverna, após o desaparecimento de Peyton Riley, que supostamente atirou-se ao mar junto com o seu ex-marido.

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.