Verdadeira grandeza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A verdadeira grandeza é um termo utilizado em geometria descritiva, para representar a dimensão real de um ente geométrica. Distâncias, medidas de ângulos e áreas de superfícies podem ter as suas verdadeiras grandezas determinadas. Processos como rotação e mudança de plano de projeção (ou dupla mudança) permitem encontrar a verdadeira grandeza.[1]

Dupla Projecção Ortogonal[editar | editar código-fonte]

Em dupla projecção ortogonal a verdadeira grandeza de um segmento ou área pode ser obtida caso a entidade esteja paralela a um dos planos de projecção. Por exemplo, se uma figura estiver num plano horizontal, a sua projecção horizontal estará em verdadeira grandeza, querendo isto dizer que as medidas correspondem às reais medidas do objecto (caso não haja uma escala). Para que uma projecção do objecto esteja em verdadeira grandeza a outra projecção terá que estar paralela à linha de terra.

Perspectiva Cónica[editar | editar código-fonte]

Em perspectiva cónica apenas os objectos no quadro estão em verdadeira grandeza. [2]

Embora objectos paralelos ao quadro não fiquem deformados na sua forma, o seu tamanho diminui de acordo com a distância ao observador.

Referências

  1. Ardevan Machado. Geometria Descritiva. [S.l.]: Mcgraw Hill, 1979.
  2. Ardevan Machado. Perspectiva. [S.l.]: Grêmio Politécnico, 1983.


Ligações[editar | editar código-fonte]

Wikiversidade-Aula sobre Verdadeira Grandeza

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.