Verdemã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Peixes.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde janeiro de 2010.

Como ler uma caixa taxonómicaVerdemã
Cobitis taenia.jpg

Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superclasse: Osteichthyes
Classe: Actinopterygii
Subclasse: Neopterygii
Infraclasse: Teleostei
Superordem: Ostariophysi
Ordem: Cypriniformes
Superfamília: Cobitoidea
Família: Cobitidae
Subfamília: Cobitinae
Género: Cobitis
Espécie: C. taenia
Nome binomial
Cobitis taenia
Linnaeus, 1758

O Verdemã (Cobitis taenia) é um peixe dulcícola comum na Europa e Ásia. É também chamado de Dojô pintado, mas não deve ser confundido com o dojô "típico" do gênero Misgurnus. Ele é a espécie tipo dos peixes do gênero (Cobitis) e das verdadeiras botias da família (Cobitidae).

Descrição[editar | editar código-fonte]

O verdemã macho, no tamanho adulto, chega a 8-10 cm, mas as fêmeas podem chegar a 12 cm. Os adultos pesam de 20-60 g. As costas são de um amarelo-amarronzado. Ele possui 6 barbilhos em torno da boca. Embaixo dos olhos existem espinhos retráteis, que agem como um doloroso ferrão.

O verdemã possui, além da branquial, a respiração intestinal. Por esse motivo pode viver em águas pobres em oxigênio. Ele vai até a superfície e engole bolhas de ar que são absorvidas pelo intestino. Gases inúteis são expelidos pelo ânus.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A época da desova é de Abril até Junho. As femeas produzem entre 300 e 1.500 ovos que depositam perto do leito: en rochas, raízes ou plantas. Os ovos são então fertilizados pelo macho. As larvas nascem em 4 a 6 dias.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Verdemã

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) {{{assessores}}} (1996). {{{título}}}. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a {{{data}}}.
  • Perdices, Anabel; Bohlen, Jörg & Doadrio, Ignacio (2008): The molecular diversity of adriatic spined loaches (Teleostei, Cobitidae). Molecular Phylogenetics and Evolution 46(1): 382–390.