Veritas Software

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Veritas Software Corporation
Fundação 1989
Fundador(es) Laurence L. Spitters
Sede Mountain View, Califórnia, EUA
Pessoas-chave Mark Leslie, CEO 1990 - 2000; Gary Bloom, CEO 2000 - 2005
Produtos Software
Certificação VxSF (incl. VxFS and VxVM)

NetBackup Backup Exec Cluster Server (VCS) Enterprise Administrator Volume Replicator (VVR) SANPoint

Veritas Software Corporation foi uma empresa de software internacional, que foi fundada em 1983, sob o nome Tolerant Systems, tendo sido rebatizada mais tarde como Veritas Software Corp em 1989. Atualmente se encontra fundida com a Symantec, fato que aconteceu em 2005. O nome Veritas foi criado em homenagem a Universidade de Harvard sua alma mater.

Sua sede se localiza em Mountain View, Califórnia. A empresa é especializada em software de gerenciamento de armazenamento que inclui o logs nas extensões, VxFS, VxVM, VCS, para uso pessoal e mais tarde desenvolveu o famoso programa de backup NetBackup. Veritas foi listada na Nasdaq-100 sobre o logo VRTS.

História[editar | editar código-fonte]

Veritas foi fundada em 1983 por Eli Alon e Shipley Dale (ambos da empresa Intel) para a construção de sistemas tolerantes a falhas de computador baseados na ideia de blocos de construção, denominada "caixa de sapatos". A caixa de sapato consiste em um sistema operacional no processador, rodando uma versão do Unix chamado TX, e aplicativos em execução, e um processador I/O, operando um executável em tempo real.

A empresa saiu do negócio de hardware em 1989 e tornou-se a Veritas Software sobre essa obra anterior em sistemas de arquivos diário como base para uma nova linha de produtos para Windows NT e sistemas Unix. Mark Leslie se juntou à empresa de software recém-formado como CEO na época.