Vermoim (Vila Nova de Famalicão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Vermoim  
—  Freguesia  —
Brasão de armas de Vermoim
Brasão de armas
País  Portugal
Concelho VNF1.png Vila Nova de Famalicão
Fundação Séc. XII
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 4,73 km²
População (2011)
 - Total 2 930
    • Densidade 619,5/km2 
Gentílico: Vermoínense
Orago Nossa Senhora do Rosário
Correio electrónico geral@terrasdevermoim.com

Vermoim é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,73 km² de área e 2 930 habitantes (2011)[1] . Densidade: 619,5 hab/km²

Praça Terras de Vermoim.

História[editar | editar código-fonte]

Praça Terras de Vermoim.

Vermoim é uma das freguesias com mais história do concelho de Vila Nova de Famalicão. Também aquela cujo povoamento inicial pode ser mais fácil de analisar, através dos vestígios arqueológicos encontrados.

Diz-se que em Vermoim terá existido um castro importante, integrado numa Civitas anterior à época romana. A maioria dos lugares de Vermoim tem origem em nomes de pessoas: Vila Mende (deriva de Villa Mendi de alguém chamado Mendo); Vermoim (genitivo de Vermudo); Agra Maior (termo arcaico "verea" - Vereda); Penelas (diminutivo medieval de "pena", rochedo ou fortificação sobre o rochedo); Vinhó (diminutivo medieval de vinha) e Longras e Combros (nomes arqueológicos).

Segundo a "História dos Godos", também os Normandos atacaram esta zona, mais precisamente o Castelo de Vermoim, onde se situa agora o Caruito. Esse ataque dos piratas normandos comandados por Gumdáredo ao Castelo de Vermoim provocou a morte do então conde do Condado Portucalense Alvito Nunes e de toda a população de Vermoim.

Documentos relatam que a zona envolvente ao Castelo de Vermoim ficou deserta durante 146 anos após o ataque dos Normandos. Foi então, no ano de 1032, que um tal de Arias de Brito, fundou um Mosteiro de Agostinhos e deu nova vida a Vermoim. Esse Mosteiro de Agostinhos provavelmente ruiu.

A antiguidade do povoamento do território que corresponde à atual freguesia de Vermoim data já através de um documento de 1059, onde se referia: "Et ad radice castro Vermuddi villa Froilam integra". No entanto, a Igreja de Santa Maria, que é referida nesse documento de 1059, um inventário dos bens do Mosteiro de Guimarães, deve ser a Igreja de Vermoim., porque não existia próximo do Monte do Castelo nenhuma outra igreja com esse título.

"Santa Maria" foi então o nome inicial da população, acrescentando-se-lhe "Vermoim" no século XII, devido à proximidade da referida fortaleza.

Vermoim é citado já nas inquirições de 1220. Chamava-se "Sancta Maria de Vermui" e era em grande parte propriedade da Coroa (propriedade do Rei).

Vermoim deu o seu nome ao importante Julgado Medieval, do qual nasceu grande parte do atual concelho de Vila Nova de Famalicão. À terra e Julgado de Vermoim pertenciam 64 paróquias, das quais algumas já estão extintas, outras pertencem ao concelho de Guimarães e a maior parte delas pertencente ao de Famalicão.

A Igreja Paroquial da freguesia não era ainda Padroado Real no século XIII. No século XVIII, aparece apresentada pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, de Lisboa, tendo o vigário 30.000 reis de renda por ano.

Uma história de séculos, a de Vermoim, que confunde-se com a do concelho de Vila Nova de Famalicão. Vermoim, outrora uma das povoações mais importantes de Portugal, agora, resume-se a uma modesta freguesia com muito passado, mas também com muito futuro.

Património Arquitetónico e Religioso[editar | editar código-fonte]

Palácio da Igreja Velha.

Igreja Paroquial de Santa Maria de Vermoim[editar | editar código-fonte]

A Igreja Paroquial de Vermoim, considerada o maior património religioso da freguesia, não só pela sua extrema beleza, mas também pela sua história de séculos. A sua arquitetura pode ser inserida no estilo Barroco, principalmente o interior. A sua construção data do século XVIII.

Palácio Igreja Velha[editar | editar código-fonte]

O Palácio da Igreja Velha foi construído no ano de 1881, por mãos de privados. Chegou a albergar um Hotel Rural, porém o negócio não vingou e a empresa detentora abriu insolvência. Atualmente encontra-se em obras de restauro para fazer deste belíssimo palácio uma quinta para eventos. Palácio de estilo barroco com duas torres acasteladas e com capela anexa (Capela S. Francisco de Assis) de estilo neo-gótico, caso muito raro em Portugal, uma vez que este estilo não se encontra com muita frequência no país.

Capela Nossa Senhora do Amparo[editar | editar código-fonte]

A Capela Nossa Senhora do Amparo localiza-se na freguesia de Vermoim, no largo homónimo. É um dos maiores patrimónios da freguesia de Vermoim e do concelho de Vila Nova de Famalicão. Um monumento de que muitos Vermoinenses se orgulham e que reflete muitas das histórias da freguesia. Caraterizada por uma arquitetura muito simples similar à da Igreja Paroquial de Vermoim, porém com dimensões modestamente inferiores a esta. Foi construída por particulares, pertencendo agora à freguesia que a utiliza como capela mortuária.

Património Arqueológico[editar | editar código-fonte]

Pré-História[editar | editar código-fonte]

Proto-História[editar | editar código-fonte]

Idade Média[editar | editar código-fonte]

Mapa e Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa de Vermoim.

A Freguesia de Vermoim situa-se 8 Km a este da cidade de Vila Nova de Famalicão, tendo como limites as freguesias de São Martinho do Vale e Requião a oeste, Telhado a norte, Pousada de Saramagos e Castelões a este e Ruivães a sul. Atravessa esta Freguesia a EN 206 que liga Vila do Conde a Bragança passando por Vila Nova de Famalicão e Guimarães entre outras e também com acesso privilegiado à A7 com ligação a todo o país de Norte a Sul e Europa. A freguesia é constituída por 20 lugares: Carides, Agra Maior, Venda, Além do Ribeiro, Breia, Casal, Floresta, Monte dos Combros, Penelas, Presa, Souto, Vila Mende, Estalagem, S. José do Monte, Poça do Monte, Outeiro, Boavista, Igreja Velha, Vinhó e Lameiras.

Heráldica[editar | editar código-fonte]

Brasão - Escudo de azul, três espigas de milho de ouro, folhadas de prata, postas em pala e alinhadas em faixa, entre coroa mariana de ouro, com pedraria de vermelho, em chefe e pano de muralha, ameiado, de prata, realçado de negro, firmado e movente, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: " VERMOIM – VILA NOVA DE FAMALICÃO ".

Bandeira - Branca. Cordão de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Selo - Nos termos da lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Vermoim - Vila Nova de Famalicão»

Parque Escolar[editar | editar código-fonte]

Escola de Agra Maior.

Jardim de Infância e EB1 Agra Maior

Directora: Professora Teresinha Borges

Morada: Rua Escola Nova, 101, 4770-751 - Vermoim VNF

Telefone: 252 991 077


EB1 Estalagem

Directora: Professora Sofia Pinto

Morada: Rua da Escola, 13, 4770-758 - Vermoim VNF

Telefone: 252 993 466

Equipamentos Sociais[editar | editar código-fonte]

Casa cheia para o FC Vermoim vs Unochapecó.

Pavilhão Terras de Vermoim: O Pavilhão Gimnodesportivo, “Terras de Vermoim”, fica localizado no loteamento da Quinta do Loureiro, numa área total de construção de 4.500 metros quadrados. Esta infra-estrutura desportiva que, desde logo, se destaca pela sua arquitectura moderna, é constituída pelo campo de jogos, balneários, bancada, bar, casas de banho, ginásio, parque de estacionamento e diversas estruturas de apoio.

Campo Desportivo: O campo desportivo, fica localizado na bifurcação entre a Rua da Autarquia e a Rua Nova do Souto, ao pé da junta de freguesia.

Festas e Romarias[editar | editar código-fonte]

  • Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima;
  • Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário;
  • Festas em honra de São Pedro;
  • Festa do Menino Jesus.

Códigos Postais[editar | editar código-fonte]

Agra Maior: 4770-751

S.José do Monte: 4770-752

Além do Ribeiro: 4770-753

Boavista: 4770-754

Breia: 4770-755

Carides: 4770-756

Casal: 4770-757

Estalagem: 4770-758

Floresta: 4770-759

Igreja Velha: 4770-760

Lameiras: 4770-761

Monte dos Combros: 4770-763

Outeiro: 4770-764

Penelas: 4770-765

Poça do Monte: 4770-766

Presa: 4770-767

Souto: 4770-768

Venda: 4770-769

Vila Mende: 4770-770

Vinhó: 4770-771

Rua da Paz: 4770-772

Rua Joaquim J.A.Pimenta: 4770-772

Rua Hilário Guedes Correia: 4770-773

Rua Camilo Castelo Branco: 4770-054

Associações[editar | editar código-fonte]

Junta de Freguesia[editar | editar código-fonte]

Organização[editar | editar código-fonte]

Presidente: Manuel Carvalho

Secretária: Cristina Dias

Tesoureiro: Licínio Pinto

Vista Panoramica Oeste.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vermoim (Vila Nova de Famalicão)

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Página visitada em 10 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Norte""