Vertiskos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vertiskos
Βερτίσκος
Coordenadas 40° 49' N 23° 10' E
País  Grécia
População  
  Cidade (2001) 3350

Vertiskos (Βερτίσκος) é uma cidade da Prefeitura de Tessalônica, na Grécia. Possui uma população de 3350 habitantes.

O nome da cidade, Vertiskos, vem da vila Vertiskos, que significa "O verde" em latim. O antigo nome de Vertiskos era "Beerva". A vila Vertiskos foi construída no fim do século XVII por Vlachs, da região de Grevena. Hoje, o povo de Vertiskos fala apenas grego, mas mantiveram alguns de seus antigos costumes.

A vila Vertiskos - que é diferente da cidade, era uma sociedade desenvolvida em 1900: possuía eletricidade e manufaturas prórpias. Os trabalhadores de Vertiskos construíram um sindicato no início de 1900, único nos Bálcãs. Este sindicato, junto com outras organizações culturais de Vertiskos, organizava atividades políticas e culturais. Após a Guerra Civil Grega, a vila foi desintegrada. Hoje, possui apenas cem habitantes permanentes. A escola de verão de música clássica, que existiu por muitos anos, está fechada hoje, e foi substituída por vários seminários sobre o ambiente, para alunos e professores.

Referências

Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ícone de esboço Este artigo sobre a Grécia é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.