Very Large Array

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O VLA, Socorro, Novo México, EUA

O Very Large Array é um observatório de radioastronomia localizado na Planície de San Agustin, entre as cidades de Magdalena e Datil, a aproximadamente 80 km a oeste de Socorro, no Novo México. A U.S. Route 60 atravessa o complexo, que é adjacente ao Double H High Adventure Base dos escoteiros. O complexo está localizado a 2124 m do nível do mar e é parte do National Radio Astronomy Observatory (NRAO).[1]

Características[editar | editar código-fonte]

O observatório consiste em 27 antenas independentes, cada um com um disco de diâmetro de 25 metros e pesando 209 toneladas. As antenas são ordenadas ao longo de três braços, formando um Y (cada braço mede 21 km). Utilizando estradas de ferro que acompanham cada braço e locomotivas especialmente projetadas com guindastes, as antenas podem ser fisicamente realocadas para um número preparado de posições.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. An Overview of the Very Large Array (em inglês) National Radio Astronomy Observatory. Página visitada em 25 de novembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.