Very Large Array

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O VLA, Socorro, Novo México, EUA

O Very Large Array é um observatório de radioastronomia localizado na Planície de San Agustin, entre as cidades de Magdalena e Datil, a aproximadamente 80 km a oeste de Socorro, no Novo México. A U.S. Route 60 atravessa o complexo, que é adjacente ao Double H High Adventure Base dos escoteiros. O complexo está localizado a 2124 m do nível do mar e é parte do National Radio Astronomy Observatory (NRAO).[1]

Características[editar | editar código-fonte]

O observatório consiste em 27 antenas independentes, cada um com um disco de diâmetro de 25 metros e pesando 209 toneladas. As antenas são ordenadas ao longo de três braços, formando um Y (cada braço mede 21 km). Utilizando estradas de ferro que acompanham cada braço e locomotivas especialmente projetadas com guindastes, as antenas podem ser fisicamente realocadas para um número preparado de posições.

Referências

  1. An Overview of the Very Large Array (em inglês). National Radio Astronomy Observatory. Página visitada em 25 de novembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.