Vesícula biliar de porcelana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vesícula biliar de porcelana
Vesícula biliar de porcelana no raio-X
Classificação e recursos externos
CID-9 575.8
Star of life caution.svg Aviso médico

A vesícula biliar de porcelana é uma calcificação da vesícula biliar acreditada ser causada pelos cálculos biliares excessivos, embora a causa exata não esteja clara. Como na doença de cálculo biliar em geral, esta condição ocorre predominantemente em pacientes femininas de meia-idade com sobrepreso. É uma variante morfológica da colecistite crônica. A cicatrização inflamatória da parede, combinada à calcificação distrófica dentro da parede transforma a vesícula biliar em um vaso assemelhado à porcelana.

Associação com câncer[editar | editar código-fonte]

A vesícula biliar de porcelana é associada ao câncer da vesícula biliar, mas a natureza precisa da associação é incerta. Dois artigos de revisão examinaram a associação entre o câncer da vesícula biliar e a vesícula biliar calcificada. Um estudo relatou uma incidência câncer da vesícula biliar de cerca de 1% em pacientes com vesícula biliar calcificada.[carece de fontes?] Um outro estudo descobriu que das 69 vesículas biliares calcificadas, 3 delas continham câncer.[1] [2]

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Os sintomas podem incluir dor abdominal (especialmente após comer), icterícia, e vômito. O primeiro sintoma a aparecer é a icterícia seguida de uma dor no quadrante superior direito.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Radiografia abdominal (raio-X), ultrassom abdominal ou tomografia computadorizada.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

O tratamento recomendado é a remoção cirúrgica da vesícula biliar, embora a colecistectomia laparoscópica seja contra-indicada no caso, pelo medo de semear as células de câncer em locais trochar.

Referências

  1. Towfigh S, McFadden DW, Cortina GR, et al.. (2001). "Porcelain gallbladder is not associated with gallbladder carcinoma". The American surgeon 67 (1): 7–10. PMID 11206901.
  2. Stephen AE, Berger DL. (2001). "Carcinoma in the porcelain gallbladder: a relationship revisited". Surgery 129 (6): 699–703. DOI:10.1067/msy.2001.113888. PMID 11391368.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • eMedicine.com — Vesícula biliar de porcelana por Ali Nawaz Khan e Margaret Aird