Vespa (motocicleta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vespas clássicas em Perth (Austrália).
Vespa dos correios espanhol.

A Vespa é uma motocicleta da categoria scooter fabricada inicialmente em Pontedera (Itália) em 1946 por Piaggio & Co., SpA

Primeiros protótipos[editar | editar código-fonte]

A apresentação dos primeiros 15 modelos da Vespa ocorreu em abril de 1946 no Clube de Golfe de Roma. Os criadores da nova moto eram o empregador Enrico Piaggio e o engenheiro aeroespacial Corradino D'Ascanio. Após a Segunda Guerra Mundial, Piaggio teve a visão de um meio de transporte confortável, fácil de usar e barato. Piaggio encomendou um primeiro esboço para engenheiro Renzo Spolti, em que o veículo novo chamado Paperino, o que significa patinho em italiano, com um design inspirado na moto dobrável usada por pára-quedistas ingleses. Primeiro protótipo do projeto não convenceu Piaggio. O engenheiro, que gostava mais de aviões do que de motos, projetou um veículo revolucionário para o aspecto do tempo: colocar o motor na roda traseira, articulados apenas por um braço, similar a um trem de pouso de um avião. Diz a lenda que quando Piaggio a viu, exclamou: Bela, parece uma vespa, em italiano), aludindo à forma do veículo, devido o desenho da frente, com as guias do retrovisor formando duas antenas, similar ao inseto vespa.

A Vespa continua até hoje em linha de produção, embora suas vendas foram mais relevantes entre as décadas de 50 e 60, onde fora escolhida pelos jovens do Reino Unido conhecido como Mods e depois skinheads.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre motociclismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.