Veste Heldburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aspecto geral do Veste Heldburg visto à distância.

O Veste Heldburg é um castelo de topo de colina datado da Alta Idade Média, reconstruído como um palácio renascentista no século XVI. Ergue-se sobre a antiga área vulcânica de Heldburger Gangschar, a uma altitude de 405 metros sobre o cone vulcânico, acima da aldeia de Heldburg, no extremo sul do Distrito de Hildburghausen, no Estado da Turíngia. Estabelecido nos séculos XII ou XIII, devido à sua posição, é chamado desde o século XIV de "Fränkische Leuchte" ("Luz Franca"), em oposição à "Fränkischen Krone" ("Crista Franca"), localizada no visível Veste Coburg.

História[editar | editar código-fonte]

Pátio interior do Veste Heldburg

No início do século XIV o castelo estava na posse dos Condes de Henneberg-Schleusingen e servia como sede administrativa e judicial depois do centro regional de poder no Burg Struphe (hoje em ruínas, em Streufdorf) ter sido abandonado. Em 1374, o Veste Heldburg passou para os Wettin. Em 1560, João Frederico II, Duque da Saxónia, encarregou o arquitecto renascentista Nikolaus Gromann, que também tinha trabahado no Weimarer Schloss, de expandir a residência ducal.

Depois de várias conquistas e pilhagens no decorrer da Guerra dos Trinta Anos, o Veste Heldburg foi fortificado de novo e serviu de residência ao Duque de Sachsen-Hildburghausen, membro da linhagem ernestina da Casa de Weimar, passando, posteriormente, para a Casa dos Príncipes de Meininger. O Duque Jorge II empreendeu extensas renovações ao palácio entre 1874 e 1898, tendo vivido ali ocasionalmente com a sua terceira esposa, Ellen Franz, Baronesa de Heldburg, a partir de Maio de 1877.

Entre 1926 e 1945, o duque titular Jorge III e a sua esposa, Klara Maria (1895–1992), nascida Cndessa de Korff, foram os últimos propretários do Veste Heldburg. O casal foi expropriado sem indemnização em 1945. Regina de Saxe-Meiningen cresceu no Vesta Heldburg como um dos quatro filhos do casal. Jorge de Saxe-Meiningen foi juiz em Meiningen. No dia 6 de Janeiro de 1946, Jorge morreu no cativeiro soviético no Distrito Federal do Noroeste. A sua esposa fugiu para a Alemanha Ocidental com os filhos. Regina casou em 1951 com Otto von Habsburg. Em 2006, os restos mortais da Duquesa Klara Maria de Saxe-Meiningen e do seu filho Anton-Ulrich de Saxe-Meiningen, falecido em 1940, foram sepultados na cripta do Veste Heldburg. Anton-Ulrich já tinha sido sepultado na cripta durante a guerra, mas fôra transferido para o cemitério de Heldburg em 1945. No dia 10 de Fevereiro de 2010, também Regina, falecida no dia 3 desse mesmo mês, foi sepultada na cripta do Veste Heldburg[1]. Após a morte do seu marido, ocorrida no dia 16 de Julho de 2011, o seu caixão foi transferido para Viena e sepultado ao lado do dele na Cripta Imperial[2].

Depois da Segunda Guerra Mundial, o Veste Heldburgn ficou na área da fronteira da RDA. Entre o início de 1948 e o final de 1949, o Amtsgericht (tribunal distrital) de Heldburg funcionou nas salas do palácio. Em 1951, o palácio foi esvaziado, tendo albergado um lar para crianças até 1982. No dia 7 de Abril de 1982, um incêndio danificou fortemente o chamado Französischen Bau (Edifício Franco), tendo destruído o interior das salas de estar e dos grandes salões de festas. A salvaguarda do edifíco ou a sua reconstrução não estava pensada.

No dia 25 de Outubro de 1994, o Veste Heldburg foi incorporado na Fundação dos Palácios e Jardins da Turíngia (Stiftung Thüringer Schlösser und Gärten. Desde então, foram feitos extensos esforços de reconstrução. O Französischen Bau foi reconstruído e ambas as janelas salientes renascentistas restauradas. Todos os telhados foram renovados. As obras continuam em andamento. No dia 2 de Junho de 2009 foi embutido uma pedra angular simbólica com documentos no pavimento do edifício. Para a sua renovação, para a reorganização do Französisch Bau e do piso térreo do Kommandantenbau (Edifício dos Comandantes) foram disponibilizados mais de cinco milhões de euros[3]. Em Outbro de 2010 foram concluídas as obras de remodelação da Kommandantenhau, o Pfeilerhalle (Salão da Coluna) e uma antiga sala de audiências. No verão de 2013, o Veste Heldburg deve abrir como Deutsche Burgenmuseum[4]. Em 2007 foi inaugurada uma exposição com informações sobre os objectivos do museu e uma visão geral sobre pesquisa, história e tipologia dos castelos e a sua função na Idade Média, assim como nos século XVII a XIX[5].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Torres do Veste Heldburg.

A fortificação inicial do século XIII forma a planta do Veste Heldburg, cujas paredes exteriores inda estavam presentes no século XIX e ainda hoje são identificáveis. A entrada é feita sobre uma ponte levadiça para o primeiro portão no zwinger. Daí, passa-se por um outro portão e por uma portaria para o pátio interior. O bebedouro dos cavalos e a casa do poço estavam nesta área. O pátio interior estava rodeado pelo Heidenbau (Edifício Heiden), pelo chamado Kommandantenbau (Edifício dos Comandantes), pelos estábulos e pelo Französische Bau (Edifício Franco), com as suas janelas salientes ornamenadas e a redonda torre-escada.

Este edifício claramente articulado pelos seus eixos de janelas, com as suas janelas salientes datadas depois de 1560 - chamadas de "Janela dos Homens" (Herrenerker) e "Janela das Senhoras" ( Frauenerker) - assume-se como a parte mais importante para a história da arte do Veste Heldburg. O Französische Bau determina o carácter palaciano do castelo visto de fora.

Referências

  1. Regina von Habsburg gestorben. Frankfurter Allgemeine Zeitung, 4 de Fevereiro de 2010.
  2. «Artigo do Salzburger Nachrichten (Notícias de Salzburgo) datado de 5 de Julho de 2011.». Consultado em 30 de agosto de 2011. Arquivado do original em 30 de setembro de 2011 
  3. Heldburg wird zum Museum ausgebaut. Thüringische Landeszeitung, 16. Mai 2009.
  4. Website dos Museums com udança da data programada, consultado a 4 de Julho de 2011
  5. Cominicação de imprensa dos Germanischen Nationalmuseums (Museus Nacionais Alemães) Arquivado em 25 de dezembro de 2010, no Wayback Machine., de 7 de Maio de 2007 (PDF)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Veste Heldburg