Vestido de casamento de Grace Kelly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kelly vestindo o icônico vestido no dia de seu casamento.

O vestido de casamento de Grace Kelly foi utilizado pela atriz estadunidense em seu matrimônio com o príncipe Rainier III de Mônaco no dia 19 de abril de 1956. Ele é citado como um dos vestidos de noiva mais bonitos, elegantes e mais lembrados de todos os tempos, e um dos mais famosos desde meados do século XX.[1] [2] [3] Atualmente, o icônico vestido se encontra sob possessão do Museu de Arte da Filadélfia.[4]

Design[editar | editar código-fonte]

Designer

Devido à estreita amizade entre as duas, Edith Head assumiu que ela iria ser convidada para projetar o vestido de noiva. Porém, em vez disso, Helen Rose, figurinista no departamento de figurino da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), foi selecionada, e o vestido foi um presente à Kelly oferecido pelo estúdio MGM. Rose já havia ganhado o Óscar de melhor figurino. Ela trabalhou no vestido durante seis semanas junto a três dezenas de costureiras.[5] [2] [1] Quando Helen recebeu a tarefa de desenhar e confeccionar o vestido de Kelly, ambas estavam muito ocupadas com eventos da alta sociedade. Elas, no entanto, encontram tempo para ter várias reuniões sobre vestido de noiva da futura princesa. De acordo com Rose, elas trocaram ideias de design, e usaram um dos vestidos de baile da alta sociedade, como o ponto de partida do projeto, embora a noiva pedira a adição de uma longa calda para a cerimônia religiosa. Princesa Grace disse, mais tarde: “Eu expliquei para Helen o tipo de desenho e visual que eu queria com saia gros de longre e blusa de renda, e, como de costume, ela veio com algo que ultrapassou em muito a minha imaginação e expectativa.”[6]

Confecção

O vestido tinha gola alta, mangas compridas e saia volumosa. Foi confeccionado em tafetá de seda. O corpete e foi decorado com rosas de renda Valenciennes, e era remontado em fita sobre a rede de seda que havia sido re-bordada por duas costureiras que trabalharam nisso durante um mês. Milhares de pérolas foram adicionadas para acentuar os padrões da renda.[5] [7] [8] [1]

Segundo o historiador Stephen Englund, que teve acesso aos arquivos da MGM, o custo vestido foi de £ 4.500 (£ 36.000 atualmente) em materiais e de fabricação, não incluindo o salário de Helen Rose. MGM afirmou que foram utilizados 23 metros tafetá pesado, 23 metros de tafetá de seda, 91 metros de rede de seda e 274 metros de rendas, mas, ao terminar o vestido, foram utilizados apenas cerca de um quarto destes valores.[1]

Véu e arranjo no cabelo

Grace decidiu quebrar a tradição e, ao invés da tiara habitual, optou por um arranjo tipo Juliet cap decorado com flores de laranjeira e um véu de aproximadamente 90 metros de comprimento. O véu circular foi bordado em pérolas e flores de laranjeira, além de ser coberto de apliques de renda, mas a maioria ficou pura, de modo que o rosto da princesa seria visível através dele.[1]

Sapatos

Os sapatos eram da marca Evins, de Nova York, e foram desenhados por David Evins. Havia uma moeda de cobre embutida no sapato direito para dar sorte. A crença popular é que Grace usava sapatilhas para que ela não parecesse muito mais alta do que Rainier, estes sapatos realmente tem apenas cinco centímetros de salto.[9]

Buquê

O bouquet de Kelly foi feito a partir de lírios do vale e as fitas tinham pequenos ramos ligados a eles. Ela deixou o buquê no altar da Catedral de São Nicolau após o casamento.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

No ano de 2008, a exposição “Os Anos de Grace Kelly” trouxe uma réplica do vestido com uma cauda generosa com um véu coberto de margaridas.[7] Em outro casamento real, o de príncipe William e Kate Middleton, o vestido da noiva foi claramente inspirado no de Kelly. Ambos os vestidos compartilhavam de cintura alta, saia rodada, mangas compridas, gola alta e uma longa e dramática calda.[1] [10] [11] [12] [3]

Em junho de 2011 a cantora israelita Maya Bouskilla casou-se com a “cópia perfeita” do vestido de Grace.[13] No mês de agosto de 2013 foi ao ar na telenovela da Rede Globo Amor à Vida a cena do casamento da personagem Nicole (Marina Ruy Barbosa) com Thales (Ricardo Tozzi). O traje usado pela personagem na união fictícia foi inspirado no vestido de Grace e a estilista responsável pela criação foi Lethicia Bronstein. Foram utilizados cinco tipos de rendas francesas.[14]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f Royal Weddings: Princess Grace of Monaco (html) (em inglês) Hello Magazine (6 de novembro de 2012). Visitado em 1 de outubro de 2013.
  2. a b Os 5 vestidos de noiva mais elegantes de sempre (em português) O Nosso Casamento. Visitado em 30 de setembro de 2013.
  3. a b Wedding Dress Like in Fairy tale ! Grace Kelly Dress is Still an Inspiration to Many Designers (em inglês) Female Fatal (28 de junho de 2013). Visitado em 1 de outubro de 2013.
  4. Martin Knelman (6 de julho de 2011). TIFF scores coup with Grace Kelly exhibition (html) (em inglês) The Star. Visitado em 1 de outubro de 2013.
  5. a b Grace Kelly's Wedding Dress and Accessories (html) (em inglês) Philadelphia Museum of Art. Visitado em 30 de setembro de 2013.
  6. H. Kristina Haugland. Grace Kelly: Icon of Style to Royal Bride (em inglês). [S.l.]: Yale University Press, 2006. p. 34. Visitado em 1 de outubro de 2013.
  7. a b Paris ressuscita Grace Kelly em exposição (shtml) (em português) Folha Online (10 de junho de 2008). Visitado em 30 de setembro de 2013.
  8. Uniões reais que entraram para a história (htm) (em português) Estadão (30 de abril de 2011). Visitado em 30 de setembro de 2013.
  9. Trivia about Grace Kelly's Wedding to Prince Rainier III (em inglês) Grace Kelly Online. Visitado em 1 de outubro de 2013.
  10. Tamara Abraham; Maysa Rawi (29 de abril de 2011). Kate's wedding gown tribute to another princess bride: How Alexander McQueen creation took style lead from Grace Kelly (html) (em inglês) Daily Mail. Visitado em 1 de outubro de 2013.
  11. Amber Graafland (30 de abril de 2011). Kate Middleton's Grace Kelly-inspired royal wedding dress a blend of modern style and 50s glamour (em inglês) Daily Mirror. Visitado em 1 de outubro de 2013.
  12. Grace Kelly seen as inspiration for Kate Middleton's gown (em inglês) CBS News (29 de abril de 2011). Visitado em 1 de outubro de 2013.
  13. מאיה בוסקילה וגרייס קלי תאומות (html) (em árabe) ngr.co (13 de junho de 2011). Visitado em 30 de setembro de 2013.
  14. Vestido de noiva de Nicole é inspirado em Grace Kelly (em português) Caras (8 de agosto de 2013). Visitado em 30 de setembro de 2013.