Vesto Melvin Slipher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vesto Melvin Slipher
Astronomia
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 11 de Novembro de 1875
Local Mulberry
Morte 8 de Novembro de 1969 (93 anos)
Local Flagstaff
Atividade
Campo(s) Astronomia
Prêmio(s) Prêmio Lalande (1919), Medalha Henry Draper (1932), Medalha de Ouro da RAS (1933), Medalha Bruce (1935)

Vesto Melvin Slipher (Mulberry, 11 de Novembro de 1875Flagstaff, 8 de Novembro de 1969) foi um astrónomo estadunidense.

Entre as suas investigações destaca-se por ter medido pela primeira vez a velocidade radial de uma galáxia e por ter descoberto a existência de gás e poeiras no meio interestelar. Seu irmão, Earl Charles Slipher, também foi astrónomo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Slipher nasceu em Mulberry, Indiana, e estudou na Universidade de Indiana. Trabalhou no Observatório Lowell, em Flagstaff, Arizona, onde chegou a ser director entre 1916 e 1952. Utilizou o espectroscópio para investigar os períodos de rotação dos planetas e a composição das atmosferas planetárias. Em 1912 observou pela primeira vez o deslocamento das linhas espectrais numa galaxia [1] (neste caso, a galáxia de Andrómeda), podendo obter assim a primeira determinação da velocidade radial de uma galáxia..[2] Também descobriria que as galáxias espirais sofrem rotação.

Em 1909 obteria dados que confirmavam a existência de grandes quantidades de gás interestelar, ideia postulada um ano antes por J.C.Kapteyn. Em 1912, descobriu a poeira interestelar depois de descobrir que uma nebulosa do aglomerado aberto das Pleiades reflectia a luz da estrela próxima, Mérope. Dita nebulosa representava ao mesmo tempo um novo tipo de nebulosas, as nebulosas de reflexão.

Em 1927 começa a busca de um possível planeta que explicasse as perturbações observadas nas órbitas de Urano e Netuno. Em 1930, Clyde Tombaugh, que fazia parte do pessoal, descobre Plutão, ainda que seu tamanho não explicasse as irregularidades observadas.

Retirou-se da Astronomia em 1954 e morreu em 1969, em Flagstaff, Arizona.

Distinções[editar | editar código-fonte]

Prémios
Títulos honoríficos
Epónimos

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nota: Hoje em dia sabe-se que o que observou Slipher eram galáxias como a Via Láctea, mas naquela época pensava-se que eram nebulosas que pertenciam à nossa galáxia.
  2. Slipher, V. M.. (1913). "The radial velocity of the Andromeda Nebula". Lowell Observatory Bulletin 2: 57–56 pp..


Precedido por
Robert Grant Aitken
Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society
1933
Sucedido por
Harlow Shapley