Vetulicolia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaVetulicolia
Vetucolia.JPG

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
(sem classif.) Unikonta
Opisthokonta
Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
(sem classif.) Bilateria
Superfilo: Deuterostomia?
Filo: Vetulicolia
Classes
ver texto

Vetulicolia é um filo extinto que engloba muitos fósseis do Cambriano. Esses fósseis sugerem que esses animais eram deuterostômios primitivos. O plano corporal consistia de duas partes, uma grande porção anterior com uma grande "boca" e dois conjuntos de cinco estruturas ovais em cada lado que foram interpretadas como sendo guelras (ou uma abertura próxima da faringe) e uma parte posterior com sete segmentos. A área onde as partes posterior e anterior se encontravam era estreitada.

O filo Vetulicolia é definido por Shu, et al. como incluindo a família Didazoonidae, com os gêneros Didazoon e Xidazoon, a família Vetulicolidae, com os gêneros Pomatrum e Vetulicola, e o gênero Banffia. Os autores também propuseram que os vetulicolianos e yunnanozoanos podem ser aparentados.

Shu (2003) argumentou que os vetulicolianos provavelmente representam um ramo antigo e especializado dos deuterostômios, e que isso implica que a segmentação nos cefalocordados e vertebrados pode ser derivada de um ancestral comum dos protostômios e deuterostômios. Briggs et al. (2005) descreveram Skeemella do Cambriano Médio de Utah como tendo afinidade com os Vetulicolia, mas também como tendo características de artrópodes, confundindo assim a classificação dos Vetulicolia como Deuterostômios. Dominguez e Jefferies argumentaram, baseados em análises morfológicas, que os Vetulicola são urocordados. A classificação taxonômica deste filo continua controversa.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Filo Vetulicolia Shu, Conway Morris, Han, Chen, Zhang, Zhang, Liu, Li e Liu, 2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]