VfL Köln 99

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
VfL Köln 1899
VfL Koln 1899.png
Nome VfL Köln 99
Fundação 6 de maio de 1889 (125 anos)
Estádio Bezirkssportanlage Weidenpesch
Presidente Bert Ewald-Roesrath
Competição Kreisliga C Köln (XI)
Divisão 2012 10ª
Website http://www.vfl99koeln.de/
Kit left arm.png Kit body blackstripes.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm redborder.png Kit body collaronwhite.png Kit right arm redborder.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

Verein für Leibesübungen 1899 e.V. Köln é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 6 de maio de 1889, sediada em Köln, na Renânia do Norte-Vestfália.

O clube foi formado a partir da fusão pré-guerra de Kölner Club für Rasenspiele e Kölner Sportclub 1899.

História[editar | editar código-fonte]

Após a união dos dois clubes, o VfL assumiu o lugar do antecessor SC na Gauliga Mittelrhein, uma das 16 divisões de vôo superior formada a partir da reorganização do futebol alemão sob o regime do Terceiro Reich, em 1933. O clube foi moderadamente bem sucedido, conquistando o título da divisão em 1941, antes de participar das fases de play-off nacional. Foi eliminado na semifinal pelo eventual vice-campeão Schalke 04 ao perder por 4 a 1. Também foi derrotado na partida subseqüente válida pelo terceiro lugar diante do Dresdner Sportclub 1898 pelo mesmo placar.

Como a Segunda Guerra Mundial progrediu, as competições de futebol alemão se tornaram de caráter mais local e a Gauliga Mittelrhein foi esfacelada. O VfL se tornou parte da Gauliga Köln-Aachen e venceu seu segundo título consecutivo. Na fase da competição a nível nacional, perdeu nas quartas de final para o Kickers Offenbach por 3 a 1. A equipe fez aparições em 1939, 1941 e 1942, na primeira fase da Tschammerpokal, atualmente DFB-Pokal (Copa da Alemanha).

Em 1943, se tornou parte do Kriegspielgemeinshaft VfL 99/Sülz 07 Köln em parceria com o SpVgg Sülz 07. O time venceu a Gauliga Köln-Aachen e foi novamente eliminada nas quartas de final, dessa vez pelo KSG Spielverein/48-99 Duisburg, ao perder por 2 a 0.

O VfL retomou sua independência após a guerra, e depois de uma temporada na Bezirksliga Rheinbezirk, entrou para a segunda Oberliga West (II) para a temporada 1950-1951. No ano seguinte, o SC West Köln se tornou parte do VfL, que em seguida, jogou uma única temporada como Spielgemeinschaft SC Köln 99 antes readotar seu nome original. Disputou a Amateurliga Mittelrhein (III), na qual alcançou resultados regulares e inferiores na tabela.

Após a formação da Bundesliga e a segunda divisão, a nova Regionalliga em 1963, a Amateurliga tornou-se uma competição de terceiro nível abaixo desses módulos, na qual o VfL continuou a conseguir resultados indiferentes. Um décimo-quinto lugar, em 1980, fez o clube descer para o menor nível local. A equipe joga atualmente na Kreisliga A Köln, na qual terminou em segundo na temporada 2007-08.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Como VfL Köln:

  • Gauliga Mittelrhein (I) Campeão: 1941;
  • Gauliga Köln-Aachen (I) Campeão: 1942;

Como KSG VfL 99/Sülz 07 Köln:

  • Gauliga Köln-Aachen (I) Campeão: 1943;

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]