Vhaeraun (deus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Vhaeraun
Deuses de Forgotten Realms
Moradia Poço das Teias Demoníacas
Nível de Poder Deus Menor
Tendência
Tendências Permitidas
Portifólio Boa sorte, habilidade, vitória, aventuras
Domínios Caos, Drow, Mau, Viagem e Trapaça
Aliado(s) Azuth, Selûne, Kelemvor
Superior Lolth
Arma Favorecida "Brilho Sombrio" (espada curta)
Portal RPG

Vhaeraun (AFI[veɪ'ɹɔn], ou vay-rawn), também conhecido como Deus da Noite Mascarado ou Lorde Mascarado é o deus dos drows machos, dos ladrões e da atividade maligna na superfície, no mundo fictício de Toril, na campanha de ambientação Reinos Esquecidos do jogo Dungeons & Dragons.

Reinos Esquecidos[editar | editar código-fonte]

No cenário de campanha dos Reinos Esquecidos , Vhaeraun é filho de Corellon e Lolth e irmão de Eilistraee. Ele tem como aliados os deuses Mask, Shar, e Talona. Ele foi lançado fora do panteão élfico, junto com sua mãe (Lolth), depois de seu pai descobrir a traição de sua mãe.

Na edição revisada da cosmologia dos Reinos Esquecidos, Vhaeraun reside dentro do Poço das Teias Demoníacas, onde ele tem um território permitido a ele por Lolth.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Vhaeraun (vay-rawn) é vaidoso e orgulho. Ele carrega um ódio de dimensões lendárias e nunca esquece deslizes ou decepções. Qualquer trapaça ou golpe são aceitáveis para ele se forem para atingir seus objetivos mais tarde ou se forem feitos em seus serviços, mas se outros fizerem isso com ele ou seu povo, é considerado uma grande heresia e não pode passar sem punição. Ele se envolve ativamente nos assuntos drow e é facilmente convencido de que deve enviar um servo para ajudar no trabalho de seus clérigos se os rituais forem feito na maneira apropriada e a necessidade é genuína.

A Igreja[editar | editar código-fonte]

A igreja de Vhaeraun é pouco organizada, é ligada a grandes células autônomas. O clericato de Vhaeraun é quase que exclusivamente masculino e prática oposição passiva às clérigas de Lolth. Eles também são ativos na superfície terrestre, e alguns pregam a heresia de que os elfos e eles precisam trabalhar juntos pela dominação. Eles se especializam em intrigas, trapaças, truque e em fomentar a desobediência e rebelião entre os machos. Nas comunidades drows, os clérigos de Vhaeraun normalmente disfarçam sua devoção por motivos óbvios, contato e casamento com outras raças élficas é encorajado, meios-drow habitualmente favorecem seus pais drows, e Vhaeraun vê isso como um inexorável crescimento do número de drows nas terras da superfície. Todo clérigo trabalha para estabelecer um tipo de comunidade permanente na superfície, e dá suporte pessoal à comunidade, ou preferencialmente, fazem com que a comunidade seja auto-suficiente. O uso de veneno, manufaturas e experimentações também são comuns. Especialmente magias, venenos e táticas ensinadas por um clérigo são para serem compartilhadas com o Lorde Mascarado e através dele todo clericato.

Clérigos e Seguidores[editar | editar código-fonte]

Clérigos de Vhaeraun rezam por suas magias no crepúsculo antes de penetrarem nas sombras. As mais importantes negociações, ataques e outras atividades devem ocorrer a noite. Clérigos de Vhaeraun pronunciam rezas para o Deus da Noite Mascarado sempre que completam qualquer missão que servem para seus objetivos. Oferendas da riqueza e das armas daqueles que eles extinguem (inimigos dos drow ou clérigas drow) são derretidas em altares negros em forma de arco. Oferendas de magia e riqueza são feitas regularmente. Quanto mais valioso, mais Vhaeraun se sente feliz. Noites de meio inverno, conhecidas como o abraço do Lorde Mascarado, são os tempos mais sagrados do ano para os seguidores de Vhaeraun. Este dia sagrado é celebrado por seus seguidores com um ritual introspectivo que dura o dia inteiro. Espera-se que cada adorador se esconda em regiões de escuridão mágica e fiquem no meio desse efeito por 24 horas enquanto contemplam Vhaeraun ensinar e sonhar com esquemas que o Senhor Mascarado atingirá no ano que vem.

Todos seguidores de Vhaeraun que fazem este ritual ganham a habilidade de criar uma escuridão com uma grande duração. As noites de Lua Nova também são sagradas para os seus seguidores, essas ocasiões são celebradas com caças à gazelas à meia noite que alcançam milhas e milhas de florestas sombrias, grupos de seguidores de Vhaeraun, montados em lagartos vêm do Subterrâneo caçar veados para depois sacrificar seus chifres e o seus corações ainda pulsantes em um ritual macabro para o Senhor Mascarado, estes rituais são contra os modos antigos dos elfos da superfície. Muitos clérigos usam como segunda classe assassino, caçadores divinos, dançarinos das sombras e ladinos.

História e Relacionamentos[editar | editar código-fonte]

Vhaeraun é o filho de Corellon e Araushnee (Lolth), irmão de Eilistraee. Foi expulso quando a sua traição e de sua mãe fora descoberta. Ele caminha pela superfície terrestre, certa vez já foi livre para viajar. Aliado com Mask, Shar e Talona, ele se opõe a todos os outros deuses do Subterrâneo, incluindo sua irmã, sua relação com Lolth é delicada, enquanto ele não tiver poder para se opor a ela diretamente.

Dogma[editar | editar código-fonte]

As sombras do Senhor Mascarado devem lutar pelo direito de nascença e combater a tirania da Rainha Aranha, dessa forma tomando seu lugar certo na noite. A sociedade matriarcal existente deve ser destruída, e as práticas destorcidas de Lolth também, para que os drows possam se unir em um povo só, não em um monte de gangues rivais, casas, clãs e objetivos. Vhaeraun irá liderar seus seguidores onde os drows mais uma vez reinarão sobre as outras raças inferiores e onde haverá igualdade entre machos e fêmeas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]