Viés de atribuição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em psicologia, um viés de atribuição é um viés cognitivo que afeta a maneira como determinamos quem ou ou quê é responsável por um evento ou ação - isto é, que afeita nossa atribuição.

Vieses de atribuição tipicamente se apresentam como diferenças entre o ator e o observador: pessoas envolvidas em uma ação (atores) vêem coisas de maneira diferente das pessoas não envolvidas (observadores). Essas discrepâncias são geralmente causadas por assimetrias de disponibilidade (frequentemente chamadas "saliências" nesse contexto). Por exemplo, o comportamento de um ator é mais fácil de lembrar (e portanto mais disponí­vel para consideração posterior) que o ambiente em que se encontrava; e a confusão interna de uma pessoa é mais disponí­vel para ela mesma que para outras pessoas. Como resultado, nossos julgamentos de atribuição são frequentemente distorcidos nesses sentidos.

Em alguns experimentos, por exemplo, indiví­dios eram apresentados a apenas um lado de uma conversação, ou eram capazes de ver a face de apenas um dos participantes que conversavam. Quem quer que fosse melhor apresentado aos observadores era julgado mais importante, ou mais influente, como tendo maior papel no diálogo.

O viés de atribuição mais conhecido é, talvez, o erro fundamental de atribuição.

Lista de vieses de atribuição[editar | editar código-fonte]

Dentre os vieses de atribuição, podemos mencionar:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.