Viação Alto Petrópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Outubro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Viação Alto Petrópolis (mais conhecida pela sigla VAP) é uma empresa de transporte coletivo brasileira com sede em Porto Alegre.

Histórico[editar | editar código-fonte]

VAP Porto Alegre[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada em 23 de maio de 1957 com o nome Expresso Alto Petrópolis na Rua Santa Madalena. Em 1966 muda a razão social para Viação Alto Petrópolis Ltda. Com a expansão de seus serviços e de sua frota, os sócios resolveram mudar a localização da sede da VAP, para a Av. Protásio Alves, endereço em que até hoje está localizada.

Em 1985 a VAP foi adquirida pela Auto Viação Presidente Vargas Ltda. e pela Viação Estoril e vem sendo administrada pelos Srs. Ênio Roberto Dias dos Reis e Antônio Augusto Geraldes, os quais contam com apoio de seus 550 colaboradores. Atualmente a empresa é associada ao Consórcio Unibus. Opera com o prefixo 44XX.

VAP Jary[editar | editar código-fonte]

A empresa começa a operar linha intermunicipal na década de 1980 por meio da Empresa Stella, que na época tinha concessão de operar linha para o bairro Stella Maris, em Alvorada. No início dos anos 1990, a linha é passada para a SOUL fazendo que a empresa seja extinta e substituída pela VAP Jary. Desde 1992, a empresa faz uma linha ligando a região da avenida Protásio Alves, em Porto Alegre ao loteamento Parque Índio Jari, no município de Viamão. A empresa está registrada no DAER com o número 111 e seu prefixo no SETM da Metroplan é o 20XXX[1] .

Frota[editar | editar código-fonte]

A frota da VAP Porto Alegre é composta por ônibus das carrocerias: Mega 2004 e Mega 2006 da Neobus, Svelto NS e Svelto 2008 da Comil, montados sobre os chassis OF-1721, OF-1722M e O-500M da Mercedes-Benz.

A frota da VAP Jary é composta por ônibus da carroceria Mega 2000 montados sobre o chassi OH-1621LE da Mercedes-Benz.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Transportes ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.