Viação Ouro e Prata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Viação Ouro e Prata. S.A.
Tipo Privada
Fundação 1 de setembro de 1939
Sede Porto Alegre, RS Brasil
Empregados cerca de 1100 funcionários
Página oficial http://www.ouroeprata.com/

A Viação Ouro e Prata é uma empresa de transportes brasileira, uma das maiores do Rio Grande do Sul.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Nascida em 1º de setembro de 1939 a partir do sonho dos irmãos Willy Eugenio Fleck e Raimundo Fleck que fundaram a Crissiumal, homenageando sua cidade natal ao batizar a empresa com o mesmo nome, e com uma frota ainda pequena: um caminhão de passageiros misto, ano 1939, e dois caminhões de carga, ano 1937, todos da marca Ford. No ano seguinte, já iniciando um processo de crescimento, eles adquiriram o primeiro ônibus fechado, pioneiro absoluto da Região. Existiam, nesse momento, um ônibus e três caminhões de carga para transporte de fumo e mercadorias.

Aparecem, porém, algumas dificuldades: estradas em más condições, chuvas, a Segunda Guerra Mundial que repercutia em todos os setores da economia. Mesmo assim, a empresa prosseguiu na luta. Em 28 de dezembro de 1944, com o constante crescimento do Município de Três Passos, a empresa decide abrir uma oficina nesta localidade. Era o início da expansão. Uma das primeiras medidas foi a mudança de nome de ‘Crissiumal’ para ‘Pioneira’, antecessora da Viação Ouro e Prata S/A –criada em 9 de agosto de 1948.

Ali começava o caminho de crescimento. Trabalhando com linhas de ônibus que conectavam quase todas as cidades do Alto Uruguai com Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, a empresa alargou os horizontes de seu campo de ação, iniciando a ligação Santa Rosa/Porto Alegre, Carazinho/Porto Alegre e mais tarde Porto Alegre/Santo Ângelo. Posteriormente, a empresa passou a atender as linhas Bagé, Livramento e Dom Pedrito, todas ligando a Região da Fronteira à Metrópole Gaúcha.

A empresa hoje atende mais de 200 destinos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Possui, ainda, linhas internacionais para Salto (Uruguai) e Posadas (Argentina). Sua frota hoje é composta por cerca de 200 ônibus.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Eleita a empresa de ônibus mais lembrada pelos gaúchos na pesquisa conduzida pelo Jornal do Comércio e pelo Instituto QualiData.[2]

Apontada como a empresa mais inovadora de sua categoria, na região sul em 2011 em estudo da Revista Amanhã e Consultoria Edusys.[3]

Em 2011 a Ouro e Prata recebeu quatro certificações da premiação Fornecedor Consciente, promovida pelo IDF - Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor. As certificações foram nas categorias Ecologia, Responsabilidade Social, Respeito ao Consumidor e Marketing Consciente.[4]

Apontada em 2010 como uma das 500 maiores empresas do sul do Brasil, em pesquisa da Revista Amanhã, tradicional publicação que realiza anualmente este ranking. [5]

Em 2009 conquistou a 13ª posição no ranking da Revista Maiores & Melhores do Transporte e Logística, na categoria Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros. A avaliação, que ocorre anualmente, analisou 752 empresas de todo o Brasil.

Em 2009 foi homenageada na categoria Destaque Revelação, no prêmio Porto Alegre Turismo. O reconhecimento é fruto das diversas ações da empresa de fomento e incentivo à atividade turística na capital gaúcha, como o apoio ao programa Estação Porto Alegre, que oferece pacotes e tarifas especiais para turistas do interior do RS que visitam Porto Alegre.

Frota[editar | editar código-fonte]

A frota da Ouro e Prata atualmente é composta exclusivamente de ônibus da fabricante de carrocerias Marcopolo, dos modelos Viaggio e Paradiso, e de chassi Mercedes-Benz.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]