Via Aurélia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Via Aurélia (em italiano e latim Via Aurelia) é uma das estradas romanas que partem de Roma. A Aurélia, iniciada pelo cônsul Aurélio Cota no século III a.C. para ligar Roma a Cerveteri, saía pela Porta Aurélia da Muralha Aureliana e foi mais tarde expandida para ligar também as novas colónias militares de Alsium, Castrum Novum, Cosa e Pirgi, fundadas no decurso desse mesmo século no litoral tirreno, no seguimento da submissão definitiva da Etrúria. A norte de Vada Volaterrana unia-se à Via Emília, que estendia a rota até Génova.

No seu traçado original, as estradas eram duas: a antiga (Aurelia Vetus) partia da Porta São Pancrácio, enquanto a nova iniciava o seu percurso a partir da Porta Aurélia, mais tarde designada Sancti Petri, em direcção a Génova ao longo do Mar Tirreno; este novo percurso foi projectado pelo cônsul Marco Emílio Escauro.

A Aurélia (que na numeração estradal tomou a designação de Strada Statale nº 1, SS1) liga actualmente Roma à França, ao longo da costa com o Mar Tirreno e Mar Lígure.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]