Viaduto do Exército

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viaduto do Exército
Viaduto do Exército
O viaduto visto de sua base.
Nome oficial Viaduto 13
Arquitetura e construção
Início da construção 21 de julho de 1975
Término da construção 1978
Data de abertura 19 de agosto de 1978 (45 anos)
Comprimento total 509 m
Altura 143 m
Geografia
Via EF-491
Cruza Afluente do rio Guaporé
Localização Vespasiano Corrêa (RS)

O Viaduto 13,[1] conhecido também como Viaduto do Exercito, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, no trecho entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul. Esta ferrovia está atualmente sob concessão da Rumo Logística.

A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".

Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário situado em Lages, durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA). Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, é o maior viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura, e a ponte de Beipanjiang, na China, que possui uma altura de 275 metros.

Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas em média a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média com uma chapa de concreto a cada 6 metros de altura chamada de trava pelos operários da época.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. SECCHI, Cristiane. 2008. Univates. «Ferrovia do Trigo: Uma história sobre trilhos.» (PDF) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma ponte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.