Vibranium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Vibranium é um metal fictício do universo Marvel, sendo um dos mais famosos juntamente com o Adamantium e tendo as mais diveras utilizações ao longo dos anos, por ter características extremamente especiais e únicas

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra "vibranium" é um neologismo pseudo-latino que se baseia em raízes de algumas línguas. "Vibro" é um prefixo usado por várias línguas incluindo inglês e português para denotar movimento ou oscilação, já ium é um sufixo do latim que pode significar metal. Sendo assim Vibranium significa "Metal da Oscilação"

História[editar | editar código-fonte]

Vibranium, ao contrário da grande maioria dos metais, não é um condutor, mas um isolante, quase um "absorvedor", pois possui a capacidade de absorver de tudo, desde vibrações, algumas radiações atômicas ou energéticas, até mesmo impactos poderosos. Para se ter uma ideia da resistência do poder de absorção do vibranium, o Capitão América defendeu o Homem de Ferro de um golpe direto do martelo do Thor no filme Os Vingadores com o seu escudo. A capacidade de absorção é tão imensa que se acredita que quase 100% dos impactos sejam absorvidos pelo metal; isso proporciona grandes vantagens a quem possui instrumentos de defesa e até ataque feitos desse material, pois dessa maneira nunca será arremessado nem rechaçado por seu inimigo. A sua extração é muito difícil e motivo de disputa por diversas empresas e pessoas como Ulysses Klaw. Notavelmente, tem uma grande "aversão" pelo outro famoso metal fictício do Universo Marvel, o adamantium, pois, quando unidos numa liga, as propriedades dos dois se anulam e o metal se torna extremamente quebradiço.

Localização[editar | editar código-fonte]

Vibranium é o metal mais raro da terra acredita-se que todo vibranium agora esteja no escudo do capitão América.

Suas reservas minerais são escassas por ser um metal muito raro, e foram encontradas quase que exclusivamente na África, essencialmente no reino fictício de Wakanda, que é governado pelo Rei T'challa.

Utilização no Universo Marvel[editar | editar código-fonte]

  • O uso mais famoso foi quando em conjunto do Adamantium nasceu uma liga com a qual foi criado o escudo do Capitão América, liga essa que foi continuamente copiada, mas sempre sem sucesso, pois o metal sempre se tornava quebradiço.
  • Foi usada também na maior parte do uniforme do Pantera Negra, principalmente em suas garras e botas, tornando ele extremamente furtivo, pois o metal absorve todo o som de seus passos e ataques.
  • Outra utilização foi nas asas mecânicas e outras partes da armadura criada pelo Pantera Negra para o Falcão, que na época havia se juntado aos Vingadores.
  • O super-vilão Garra Sônica foi criado graças a uma explosão em uma mina de Vibranium, quando ele se tornou um ser feito de puras ondas sonoras.
Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.