Viburnum opulus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaViburnum opulus
Viburnum opulus

Viburnum opulus
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Dipsacales
Família: Adoxaceae
Género: Viburnum
Espécie
Viburnum opulus L.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Viburnum opulus

Virbunum opulus (Kalyna) é uma espécie do gênero botânico Viburnum pertencente a família das Adoxaceae.

A Viburnum opulus é nativa da Europa e Ásia. Alguns botânicos consideram a espécie norteamericana Viburnum trilobum como uma variedade botânica desta ( como Viburnum opulus var. americanum Ait.), ou uma subespécie , Viburnum opulus subsp. trilobum (Marshall) Clausen.

É conhecida popularmente como "bola-de-neve", "noveleiro", "novelo", "novelo-da-china", "novelo-cromático" e "espirema", mas o nome mais comum é rosa-de-gueldres.

Apresenta uma ramificação difusa. As folhas são caducas com lobos serrilhados Os frutos são vermelhos.

É geralmente cultivada como planta ornamental devido as suas flores e frutos. Tolera a maioria dos solos, porém cresce melhor em solos úmidos e moderadamente alcalinos. Vários cultivares foram selecionados, entretanto apresentam flores estéreis, em maior abundância, porém não produzem frutos. É encontrada em matos, matagais e ripícola, com floração entre março e abril.

O fruto apresenta um sabor muito ácido e é comestível quando ingerido em pequenas quantidades, podendo ser usado para a produção de geleias. O fruto é suavemente tóxico, podendo causar vômitos ou diarreias quando ingerido em grandes quantidades.

A casca secada é usada como tintura para tratamento de dores e cólicas menstruais

Significado Cultural[editar | editar código-fonte]

Viburnum opulus (Kalyna) é o símbolo nacional da Ucrânia. Podem ser encontradas referências a ela no folclore ucraniano, em suas canções, em sua arte pitoresca, em seu bordado, e outros. Chervona Kalyna foi o hino do Exército Insurgente Ucraniano. Kalyna Country é um ecomuseu no Canadá.

Essas raízes simbólicas remontam ao paganismo eslavo de milênios atrás. De acordo com uma lenda, a Kalyna estava associada ao nascimento do Universo, à Trindade do Fogo: o sol, a lua, e as estrelas.[1] [2] Seus frutos simbolizam o sangue e a perenidade dos laços familiares. A Kalyna é freqüentemente retratada no bordado ucraniano em toalhas e camisas. No paganismo eslavo a Kalyna também representa a beleza de uma jovem, que rima bem em ucraniano: Ka-ly-na - Div-chy-na.[3] [4] Essa consistência foi revista por numerosos folcloristas ucranianos, tais como Nikolay Kostomarov e Aleksandr Potebnia (o fundador da Kharkiv Linguistic School).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. A Senhora de Prycarpattia (região na parte sul da Ucrânia).[1](em ucraniano)
  2. Bordado Ucraniano.[2](em ucraniano)
  3. Doctor Bozhko, Ciências Agrárias.A Trança na Cultura através do Folclore. [3](em ucraniano)
  4. Doctor Kuzmenko, Ciências Filológicas.O Significado da Kalinka nas Canções Ucranianas nos Movimentos de Libertação Nacional do Século XX.[4](em inglês)/(ucraniano)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Viburnum opulus
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.