Forania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vicariato)

Forania, Decanato, Vigararia, Vicariato ou Arciprestado é o agrupamento de paróquias que tem como finalidade um melhor desenvolvimento do ministério pastoral, para o bem dos fiéis, permitindo uma melhor comunicação entre o bispo e os párocos.[1] Na Igreja Católica Romana, o termo “decanato” é tirado do Código de Direito Canônico e cada decanato reúne certo número de paróquias. Essas regiões formam unidades pastorais lideradas por um padre moderador, o decano.[2] É uma entidade eclesiástica existente na Igreja Católica Romana, na Igreja Anglicana e na Igreja da Noruega.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A prescrição de territórios paroquiais foi suavizada pelo Concílio Vaticano II que permitiu a construção de paróquias sem a necessidade de indulto apostólico, o novo Código não impõe obrigatoriamente a divisão das dioceses em "vigararias" ou "decanatos". A comissão de reforma reconheceu que existem outras formas de coordenar a ação pastoral das diversas paróquias vizinhas.[3]

Referências

  1. Carlos Corral, José María Urteaga Embil; José María Urteaga Embil (1993). Dicionário de Direito Canônico. Edicoes Loyola. p. 55. ISBN 978-85-15-00756-1.
  2. «Decanatos elegem Novos Decanos - Portal da Diocese de Taubaté». Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  3. JOSÉ EVERALDO RODRIGUES FILHO. O Estatuto Jurídico das Paróquias no Código de Direito Canônico de 1917 e 1983. biblioteca24horas. p. 50. ISBN 978-85-7893-858-1.

Ver também[editar | editar código-fonte]