Vicente Pires

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Região Administrativa de Vicente Pires
Bandeira de Vicente Pires
Bandeira de Vicente Pires
Bandeira
Hino
Região Administrativa XXX
Fundação: 26 de maio de 2009 (14 anos)
Lei de criação: 814 de 2008

Sem mapa
Sem mapa

Limites: Guará, Águas Claras, Park Way e Taguatinga
Distância de Brasília: 13 km
Administrador(a): Maria Celeste Rego Liporoni
Área  
 - Total km²
População  
 - Total 70 000 habitantes '
Site governamental www.vicentepires.df.gov.br

Vicente Pires é uma região administrativa do Distrito Federal brasileiro.

Anteriormente fazia parte de Taguatinga, da qual foi desmembrada em 2009. A cidade de Vicente Pires passa a compreender, a partir de 2009, os bairros Setor Habitacional Vicente Pires, Setor Habitacional Samambaia, Setor Habitacional São José e Setor Habitacional Cana-do-Reino.

A sua população é estimada em 17 mil famílias. Sendo um setor de origem rural, Vicente Pires sofreu com a forte especulação imobiliária, aliada ao déficit de moradia para classe média do Distrito Federal, o que culminou com a elevada concentração de condomínios residenciais horizontais.

História

Em 26 de maio de 2009, emancipou-se de Taguatinga e passou a ter administração própria, tornando-se região administrativa. Este fato ocorre 20 anos após as primeiras chácaras da antiga colônia agrícola.[1][2] Algumas ruas foram restauradas, mas a população ainda sofre com a falta de conservação e os buracos de algumas das ruas 03, 04, 05, 08, 10, 12.A cidade ainda carece de pontos de acesso na área que é servida pela via expressa EPCL, também conhecida por Via Estrutural, por onde os moradores apenas podem sair por ali, visto que o retorno pelo mesmo caminho é dificultado e oneroso e isso seria facilmente resolvido com a construção de uma ponte sobre o córrego que margeia a cidade, contribuindo com a qualidade de vida dos moradores.

Vicente Pires, ainda conta com uma Associação Comunitária/ Organização dos Moradores a ARVIPS (Associação Comunitária de Vicente Pires).

Em maio de 2010, a Administração Regional realizou um concurso entre as escolas públicas e particulares de Vicente Pires com os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental para a escolha dos seus símbolos cívicos (Bandeira, Hino e Brasão). O nome dos vencedores e seus respectivos símbolos podem ser encontrados no Diário Oficial do Distrito Federal (seção 01-171 03/09/2010).

Ver também

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vicente Pires