Victor-Hugo Borges

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Victor-Hugo Borges
Nome completo Victor-Hugo Maciel Sansão Borges I
Nascimento 28 de julho de 1979 (35 anos)
Santos, São Paulo
Nacionalidade  Brasil
Parentesco Filho: Victor-Hugo Borges II
Ocupação Animador, Autor, Diretor
Principais interesses Animação, Cinema, Televisão, Direção

Victor-Hugo Borges é um premiado[1] autor e cineasta de animação brasileiro, mais conhecido como sendo o criador e diretor da série de animação Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), atualmente exibida no Cartoon Network[2] [3] . A série foi o programa infantil mais assistido na TV paga desde sua estréia (dados de março-junho 2013[4] ). Através de sua página no facebook, Victor-Hugo disse que a audiência e popularidade da série são um "passo imenso pra consolidação da produção de animação nacional na TV".

Influências[editar | editar código-fonte]

Borges tem como tema recorrente a fantasia e o terror infanto-juvenil, como indicado nos curtas-metragens: "Historietas Assombradas" (2005), "Icarus" (2007) e "O Menino que Plantava Invernos" (2008)[5] [6] [7] .

Formado em artes plásticas, Borges foi influenciado por folclore brasileiro, expressionismo alemão, art nouveau, Jorge Luis Borges, Mário Quintana, Edward Gorey, Maurice Sendak, Tim Burton, Mary Blair e Estúdio Ghibli[8] .

Historietas Assombradas (para crianças malcriadas)[editar | editar código-fonte]

Historietas Assombradas é uma série brasileira de animação exibida pelo Cartoon Network na sua grade de humor. É o projeto mais bem sucedido de Borges, sendo exibida no horário nobre do canal e recebendo boa repercussão de público e crítica especializada[9] . O projeto começou como um curta-metragem em 2005, depois virou livro pela editora LeYa e por fim, série de TV. Nielsen Souza, do site especializado ANMTV diz que "Historietas Assombradas (para crianças malcriadas) merece esta vitória. A série se destaca por conta de sua qualidade, algo que já começou a fazer parte da indústria de animação brasileira, que só tende a crescer cada vez mais"[10] .

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre animador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.