Vico (povoado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vicus)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Vico[1] [2] (em latim: vicus; pl. vici) designava, no Império Romano, um povoado civil estabelecido para um efeito ad hoc, geralmente situado nas proximidades de uma unidade administrativa concreta, como uma fortificação ou uma mina.

Os vicos diferenciavam-se das cidades (planeadas de raiz), das colónias (destinadas aos soldados reformados) ou dos municípios (entidades administrativas criadas a partir de povoações autóctones).

Os vicos não seguiam o planejamento normal de uma cidade romana, em torno do cardo e do decúmano, e não tinham edifícios administrativos visto não terem qualquer estatuto legal, sendo controlados directamente pelo exército romano; inicialmente estruturas efémeras, algumas acabaram por perdurar como centros regionais, até porque as cidades, colónias e municípios não conseguiam absorver a totalidade das populações residentes.

Referências

  1. Vico (em inglês). Visitado em 09/10/2014.
  2. Vico (em inglês). Visitado em 09/10/2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.