Vida Reluz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vida Reluz
Informação geral
Origem São José dos Campos, São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Música Católica Popular, soul, pop, rock
Período em atividade 1985 - atualmente
Gravadora(s) Paulinas-COMEP, DAVI CN
Afiliação(ões) Padre Joãozinho, Walmir Alencar, Marquinho e Gilbert, Elaine Cristina
Página oficial http://www.vidareluz.com.br
Integrantes
Luiz Felipe (vocal)
Cidinha Moraes (vocal)
Felipe Souza (vocal)
Rosana de Pádua (vocal)
Mauricio Carvalho (teclados)
Cristiano Araújo (teclados)
Paulinho Oliveira (sax)
Alexandre Saes (violão)
Ex-integrantes
Elaine Cristina (vocais)
Erik Rodrigues (bateria)
Luiz Palma (vocais e guitarras)
Marcelo Soares (baixo)
C. Henrique (guitarras)
Gilbert (teclados)
Walmir Alencar (vocais)
Marquinho (sax)
R. Júnior (bateria)
Everton Oliveira (baixo)
Marcelo Berthoud (guitarras)
Emanuel Campos "Manu" (bateria)
Marcos Moreira (baixo)

Vida Reluz é uma banda brasileira de Música Católica Popular, originária de São José dos Campos. Foi fundada em 1985 por Walmir Alencar e Cidinha Moraes. A banda já lançou oito álbuns até o momento e duas coletâneas, todos pela gravadora Paulinas-COMEP.

História[editar | editar código-fonte]

No início, a banda fora formada como Grupo da Bíblia, e fazia parte da Sociedade de São Vicente de Paulo da paróquia que frequentavam em São José dos Campos, SP. Após dez anos de carreira, eles conheceram o padre Joãozinho, SCJ, já consagrado compositor e cantor da Paulinas Comep. Ele os indicou para a gravadora, e, em 1995 gravam o chamado "álbum azul", Vida Reluz, seu primeiro CD, lançado em 1996 ganhando disco de ouro se tornando um divisor de águas, inaugurando uma nova era na música católica popular. Trouxe vários hits, entre eles "Acreditar no Amor" e "Perfeito É Quem Te Criou".

Após o primeiro disco, a vocalista Elaine Cristina decide dar uma pausa em suas atividades na banda. Após dois anos, em 1997, o grupo lança o álbum Celebra a Vitória, que foi muito aclamado pela crítica e teve ótima vendagem, também ganhando disco de ouro e se tornando um clássico para a banda. Este álbum mantém a sonoridade do anterior e ousa mais ainda, com guitarras e baixo marcantes, grooves de bateria, teclados e pianos ótimamente trabalhados e os vocais que se tornaram marca registrada da banda, trazendo hits como "Deus Quero Louvar-Te", "Declaramos" e a faixa-título "Celebra a Vitória", que tem participação de Eugênio Jorge. Este álbum extremamente inovador no meio cristão católico e até hoje é mencionado com êxito por conhecedores da música popular católica.

Após o lançamento de Celebra a Vitória, Elaine Cristina retorna ao coro da banda. Neste tempo, em 28 de março de 1998, após uma reunião, o baterista e percussionista Erik Rodrigues, o baixista Marcelo Soares, o vocalista e guitarrista Luiz Palma e o tecladista Gilbert Natalio decidem sair da banda. O guitarrista e violonista Carlos Henrique Ferreira permanece ainda uma semana para ajudar a banda, mas também decide sair do grupo. Também o vocalista Walmir Alencar sai do grupo musical neste ano, indo fazer carreira solo[1] , embora ainda tivesse grande contato com o grupo.

Após a saída da maioria da banda, novos integrantes entram e o disco Deus Imenso é lançado em 2000. Este disco foi o primeiro e único a ganhar disco de ouro com a nova formação. São sucessos: "Diante do Rei", "Quem É Filho de Deus" e a faixa-título "Deus Imenso". Ainda na divulgação do disco, o baterista Ramiro Júnior, o segundo baixista Everton Oliveira e o saxofonista Marquinho também decidem deixar a banda, tendo Marquinho se juntado ao já solo Gilbert e formado a dupla Marquinho e Gilbert.

Em 2002, Walmir Alencar corta definitivamente os laços musicais com o grupo, alegando que o Senhor tinha uma missão diferente para ele[2] . Também a vocalista Elaine Cristina decide neste ano deixar a banda. Apesar disto, o grupo continua a gravar e em 2003 lança o disco Deus É Capaz, que apresenta o novo vocalista Felipe Souza. Apesar da faixa-título, "Deus É Capaz", ter recebido certo airplay, o álbum não foi muito bem em vendas e acabou culminando na saída definitiva de Elaine Cristina da banda.

Num esforço de reconstrução e união, em 2004 o grupo grava Gratidão, lançado em fevereiro de 2005. Gratidão foi melhor que o predecessor e lançou sucessos como "Nome Maravilhoso" e "Gratidão". Em 7 de setembro de 2005, comemorando os vinte anos de carreira da banda, eles decidem gravar um show, cujo registro em CD e DVD resulta no aclamado álbum ao vivo Vida Reluz - Ao Vivo, muito vendido no mercado católico.

Recentemente, em 2009, a banda se mudou para a gravadora da comunidade católica Canção Nova, o DAVI, e lança o disco Toma o Teu Lugar, Senhor.

De volta à Paulinas-COMEP, depois de um tempo sem lançar discos, o ministério lança o CD Restaurado pra Adorar, produzido pelo ex-integrante e amigo Walmir Alencar.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Vendagem Certificação
1996 Vida Reluz 100.000+ Gold.png Ouro[3]
1997 Celebra a Vitória 100.000+ Gold.png Ouro[3]
2000 Deus Imenso 100.000+ Gold.png Ouro[4]
2003 Deus É Capaz desconhecido
2005 Gratidão desconhecido
2005 Vida Reluz - Ao Vivo desconhecido
2009 Toma o Teu Lugar, Senhor desconhecido
2012 Restaurado pra Adorar desconhecido

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Vendagem Certificação
2008 Grandes Momentos desconhecido
2011 Série Ouro desconhecido

Videografia[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Recipiente Categoria Resultado
2009 Grandes Momentos I Troféu Louvemos o Senhor
  • Categoria 17: Melhor Coletânea
Venceu

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Walmir Alencar (circa 2005). 21. UM NOME NOS FOI DADO.... Portal da Música Católica. Página visitada em 01/05/2010.
  2. Walmir Alencar (circa 2002). 8. WALMIR ALENCAR DEIXA DEFINITIVAMENTE VIDA RELUZ. Portal da Música Católica. Página visitada em 01/05/2010.
  3. a b Portal da Música Católica (26/09/2006). VIDA RELUZ RECEBE NA EXPOCATÓLICA MAIS DOIS DISCOS DE OURO. Página visitada em 01/05/2010.
  4. Portal da Música Católica (11/11/2003). BANDA VIDA RELUZ GANHA DISCO DE OURO. Página visitada em 01/05/2010.
Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.