Viganella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Viganella
Viganella.jpg
Viganella está localizado em: Itália
Viganella
Localização de Viganella na Itália
46° 3' N 8° 11' E
País  Itália
Região Flag of Piedmont.svg Piemonte
Província Verbano Cusio Ossola
Área
 - Total 13 km²
População
 - Total 204
    • Densidade 16/km2 
Código Postal 28030
Código ISTAT 103073
Comunas limítrofes Antrona Schieranco, Calasca-Castiglione, Montescheno, Seppiana
Prefixo telefônico 0324
Fiscal L864
Orago padroeiro  

Viganella é uma comuna italiana da região do Piemonte, província do Verbano Cusio Ossola, com cerca de 204 habitantes. Estende-se por uma área de 13 km², tendo uma densidade populacional de 16 hab/km². Faz fronteira com Antrona Schieranco, Calasca-Castiglione, Montescheno, Seppiana.[1] [2] [3]

Projeto Espelho[editar | editar código-fonte]

Ultimamente este vilarejo ganhou destaque na mídia internacional por conta do "projeto espelho". A localização geográfica desta pequena vila faz com que o sol não projete sua luz sobre ela durante inverno entre os meses de novembro até fevereiro.

No ano de 1999 o prefeito da cidade fez uma aposta com um arquiteto sobre a possibilidade da colocação de um espelho gigante, com 8 metros de largura e 5 metros de altura, em uma montanha próxima, fazendo com que a luz do sol fosse refletida pelo espelho e projetada sobre a praça central da cidade.

Em janeiro de 2007 o espelho foi inaugurado. O projeto custou algo perto de 100.000 euros e está sendo um grande sucesso, fazendo com que o moradores mais antigos considerem isto um verdadeiro milagre. Os idealizadores do projeto foram PierFranco Midali ( prefeito ) e Giacomo Bonzani ( arquiteto ).

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências