Vigrestad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Vigrestad é um vilarejo no município de Hå, Noruega. Conta com um singelo mas crescente número de habitantes; 1794 em 2007, 1850 em 2009 e 1970 em 2012. Devido ao desenvolvimento de um mercado habitacional barato e de qualidade em resposta ao deslocamento de pessoas dos grandes centros urbanos vizinhos. Situado aproximadamente 32 metros acima do nível do mar, 7,5 km de Varhaug que é o centro administrativo do município de Hå.

O nome

"vig" significa batalha ou Guerra e "stad" significa local. 

Todavia não há razão para acreditar que esse foi um local de batalhas na antiguidade. Também pode ter-se originado do norse antigo a palavra "vigr" siginifca espada. Ao norte do vilarejo pode-se encontrar sítios arqueológicos contendo fragmentos de habitações da idade do bronze. Vigrestad foi escrito de várias maneiras ao curso da história:

  • Wirestad, Virestadt, Wiresteid em 1567,
  • Vigrist em 1606,
  • Wigresta em 1610,
  • Vigrestad em 1616
  • Wigrestad em 1723

Estação de trêm

Vigrestad tem uma estação de trêm local desde 1878. Provavelmente um dos motivos da expansão do vilarejo desde da data. A Estação conecta Vigrestad à Stavanger (49,22 km), Egersund (33,1 km) e outros municípios vizinhos, com partidas diárias à cada meia-hora. apenas trens locais param em vigrestad. Vigrestad fica a 549,75 km de Oslo, capital.

Fonte de renda

A maior fonte de economia é a agricultura. Laticínios, batata, carne de boi, porco, ovelha. Há também companhias especializadas em móveis de alta classe e corte à laser (entre outros clientes famosos está a família real norueguesa). Uma grande variedade de indústrias e companhias também participam da economia local, muitas delas se encontram em Stokkelandsmarka


Educação

Vigrestad tem uma escola de ensino fundamental e creches para os pequeninos. Os jovens completam seu curso escolar secundário nos centros urbanos vizinhos próximos. A universidade da região se encontra em Stavanger.

Noruegueses famosos de Vigrestad

  • Elin Hetland Mong, política local do partido da Direita, foi lider da Associação de Ergoterapeutas da Noruega.
  • Monica Sandve, jogadora de handebol. Participou do time nacional, e Nordstrand (nas primeiras séries )
  • Enevald Flåten, pastor carismático da comunidade bíblica Palavra Viva.


Esportes

Os habitantes de Vigrestad são geralmente ativos nos esportes desde pequenos, especialemente handebol, futebol e levantamento de peso.


Coordenadas 58°34′N 5°42′E / 58.567°N 5.700°E / 58.567; 5.700