Vikas Swarup

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vikas Swarup
विकास स्वरूप (hindi) /ترقی ضابطہ (urdu)
Vikas Swarup recebendo o Exclusive Books Boeke Prize em 2006
Nome completo Vikas Swarup
Nascimento 1963
Allahabad, Uttar Pradesh
 Índia
Ocupação Romancista
Principais trabalhos Q & A
Six Suspects
Movimento literário Realismo

Vikas Swarup (em hindi: विकास स्वरूप, em urdu : ترقی ضابطہ), nascido em (Allahabad, 1963-) é um romancista e diplomata indiano que tem trabalhado como diplomata na Turquia, Estados Unidos da América, Etiópia, Reino Unido, África do Sul e desde 2009 Japão. Ficou conhecido por ser o autor do romance "Q & A", o romance que serviu de base ao guião do filme "Slumdog Millionaire", vencedor entre outros dos óscares para melhor filme e de melhor diretor em 2009.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Swarup nasceu no seio de uma família de advogados e estudou no Boys' High School & College da sua cidade natal, continuando a sua formação na Universidade de Allahabad com estudos de Psicologia, História e Filosofia.

Em 1986, ingressou no Indian Foreign Service.

Vikas Swarup vive desde agosto de 2009 no Japão, África do Sul, como consul da Índia para a região metropolitana de Osaka-Kobe.É casado e tem dois filhos.[2]

Swarup como romancista[editar | editar código-fonte]

O seu primeiro romance Q & A, conta a história de um operador de call center que era originário de um dos mais pobres bairros de lata/favelas de Bombaim que ganha o maior prémio de um concurso televisivo: 2 milhões de rúpias indianas e que acabou preso por suspeita de fraude. Ele irá contar, depois de sofrer diversas torturas, a sua vida quando era criança. O romance foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tendo sido traduzida em mais de 40 línguas (entre as quais o português (versões do Brasil e Portugal), com os títulos: "Quem quer ser milionário" (Brasil) e "Quem quer ser bilionário" (Portugal). Foi nomeada para o Commonwealth Writers' Prize e ganhou o Exclusive Books Boeke Prize em 2006, assim como o Prix Grand Public na Feira do Livro de Paris de 2007.

O romance foi adaptado a uma série radiofónica pela BBC e serviu de base ao guião ao filme de Danny Boyle Slumdog Millionaire, escrito por Simon Beaufoy, vencedora de vários óscares em 2008, incluindo o Oscar de melhor filme e o Oscar de melhor diretor. O segundo romance de Vikas Swarup, Six Suspects, foi lançado em 28 de julho de 2008. Um dos seus curtos relatos, A Great Event, foi compilado numa antologia de histórias sobre a infância publicada para Save the Children.

Swarup publicou em numerosos eventos literários, como no Festival Literário de Oxford, na Feira Internacional do Livro de Turim e na Conferência de escritores de Auckland.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Romances[editar | editar código-fonte]

História curtas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Artigo no Chicago Sun Times sobre o filme "Slumdog Millionaire Consultado em 29 de novembro de 2010
  2. "Artigo sobre Vikas Swarup Consultado em 29 de novembro de 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]